S. Francisco:TRE lacra urnas com chapas sub judice disputando eleição

Cerimônia aconteceu na sede do TRE (Foto: Ascom TRE)

Já estão lacradas as urnas eletrônicas que serão utilizadas pela Justiça Eleitoral para realização das eleições suplementares que ocorrerão no próximo domingo, 1°, no município de São Francisco. Três chapas concorrem ao pleito, mas duas estão com o registro ainda pendente de julgamento e entrarão na disputa sub judice, aguardando julgamento de recursos que ainda tramitam nas instâncias superiores da Justiça Eleitoral.

‘Agora é diferente’ é a única chapa com registro totalmente aprovado pela Justiça Eleitoral. A chapa é encabeçada pelos candidatos Luan Araújo e Sandro Andrade, ambos do PSB. Na chapa ‘Nossa força vem do povo’, o registro da candidata a vice-prefeita, Disirê Hora (PT), foi deferido e está apta à disputa. Mas a candidata a prefeita Alba dos Santos (MDB) teve o pedido de registro questionado, apesar de deferido na primeira instância, e segue aguardando julgamento de recurso.

A chapa ‘Agora é a vez do povo’ teve pedido de registro indefinido para ambos os candidatos, mas também segue aguardando julgamento de recurso. A chapa é encabeçada por José do Carmo Filho (PDT) e John Santos (PMN), que disputam as vagas de prefeito e vice, respectivamente. Mesmo assim, todas as três chapas, com os respectivos candidatos a prefeito e vice, foram incluídas nas urnas.

Urnas lacradas

A cerimônia de carga e lacração das urnas aconteceu na manhã desta segunda-feira, 25, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Neste evento, foi realizada a geração de mídia e os dispositivos que contêm as informações inerentes aos cargos e aos candidatos foram configurados. No mesmo ato, o TRE também identificou as seções eleitorais.

No total, estão disponibilizadas 20 urnas. Entre elas, oito funcionarão como urnas-reserva, de contingência, que substituirão aquelas que apresentarem problema durante o processo eleitoral. Todas as urnas já estão carregadas e lacradas e deverão ser transportadas para a 19ª Zona Eleitoral, que tem sede em Propriá. Posteriormente, as urnas serão conduzidas, sob esquema de segurança, para o município de São Francisco.

O juiz Marcos Antonio Garapa de Carvalho, do TRE, conduziu os trabalhos e atestou as urnas. À sessão estiveram presentes o secretário de tecnologia da informação do TRE, José Carvalho Peixoto, e também os servidores Cláudio Gonçalves de Souza, Júlio César Santana, Mônica Martins Ávila Prado e Manoel Marcondes Barros da Silva.

Mandato cassado

As eleições suplementares são consequência de decisão da justiça eleitoral que cassou o mandato da prefeita Altair Santos Nascimento e do vice Manoel Messias Nascimento Araújo, acusados por prática de crime eleitoral que teria ocorrido durante a campanha realizada no ano de 2016. A decisão judicial é baseada em imagens que mostram o grupo dos candidatos vencedores em situação suspeita.

Altair e Manoel Messias negaram, mas a justiça eleitoral ficou convencida de que os então candidatos ofereceram emprego, mesada, material para reformar casa e até bebidas alcoólicas a eleitores, tendo como recompensa apoio político e votos. Além da perda dos mandatos, Altair e Manoel Messias também ficaram inelegíveis e não poderão disputar eleições por um período de oito anos.

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais