Secretária discute combate à violência doméstica

Reunião aconteceu na sede da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (Fotos: Portal Infonet)

A secretária especial de Políticas para as Mulheres, Maria Teles  reuniu gestores de 14 municípios da região do Baixo São Francisco na manhã desta terça-feira, 19 na sede da secretaria visando discutir a participação no Centro de Referência de Atendimento às Mulheres (Cream), que será inaugurado no próximo dia 27 no município de Propriá.

Segundo Maria Teles, já foram inaugurados quatro pólos, com perspectiva de inaugurar mais três em Sergipe com a finalidade de acolher as mulheres vítimas de violência.

“O grande problema da violência doméstica é a falta de construção de provas e com os Creams funcionando nas regionais, logo teremos condições de abranger 90% dos municípios sergipanos. Com o trabalho de atendimento a situações de violência, as mulheres não vão esperar um soco ou um tiro para denunciar os agressores”, entende Maria Teles.

E contou com a participação de vários gestores do Baixo São Francisco

Maria Teles: "Os Creams podem agir antes dos socos ou dos tiros"

A secretária disse ainda que já entrou em contato com o Tribunal de Justiça e com a Secretaria de Segurança Pública com a finalidade de agregar a esses centros regionais, delegacias da Mulher.

“Com a atuação em 14 municípios, os serviços serão descentralizados. Serão criadas Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM) em Tobias Barreto e em Carmópolis com toda estrutura de atendimento à mulher em situação de risco. Nós estamos tratando de uma guerra silenciosa e Aracaju é apenas a ponta do iceberg. No interior é um apagão e como não tem como se deslocar até a capital, muitas mulheres preferem o silêncio”, ressalta Maria Teles lembrando que Sergipe não possui uma Vara Judiciária.

O Cream do município de Propriá é o quarto do Estado de Sergipe a ser instalado. Mulheres de Poço Redondo e de Estância também contarão com o auxílio dos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais