Secretária vê saldo positivo na aprovação Proredes

0
Joélia Silva acompanhou discussões na Assembleia Legislativa (Foto: Portal Infonet)

A secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva acompanhou as discussões e votações do Proredes nesta terça-feira, 29 na Assembleia Legislativa de Sergipe. Para ela, houve um saldo positivo apesar das emendas de bancada apresentadas.

“Com o Proredes, toda a rede de atenção à Saúde em Sergipe terá melhor qualidade. Apesar de o projeto não ter sido aprovado como foi enviado, conseguimos chegar a um consenso nos pontos mais conflituosos”, afirma.

Joélia Silva disse ainda que após a aprovação do projeto que autoriza o pedido de empréstimo pelo Governo de Sergipe ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será feito um novo trabalho.

“Um retrabalho vai ser feito por conta das emendas, mas acreditamos que ao final de 2016 nós já teremos cerca de 70% dos reflexos dessa aprovação no dia de hoje. A saúde viverá um novo tempo”, acredita.

Pedra no caminho

Francisco Gualberto: "Pedra no caminho"

Para  o líder do Governo na Assembleia Legislativa de Sergipe, Francisco Gualberto, “as emendas aprovadas significam a pedra no caminho, pois não estão alinhadas com o tipo de financiamento proposto pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, diz.

Ele acrescentou que agora virá outro capítulo. “O governador é obrigado a vetar as emendas porque não contemplam as especificações do BID, pois os programas de financiamento do banco obedecem regras para o mundo inteiro. Não é somente para Sergipe”, destaca.

Gualberto enfatizou que a apresentação da maioria das emendas, que  não foram discutidas com alguém do governo anteriormente, foi feita de última hora.  “Para os parlamentares governistas, essa foi mais uma forma de protelar o projeto que garantiria um investimento de US$ 100 milhões, com contrapartida do governo do Estado de US$ 40 milhões, para investimento no sistema de saúde pública de Sergipe, mas obedecendo regras da instituição financeira internacional”, entende.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais