Senadora quer ampliar distribuição de vacina contra HPV

Senadora Maria do Carmo (Foto:Divulgação)

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) defendeu nesta terça-feira (21) que o governo federal busque formas de ampliar a distribuição gratuita da vacina que combate o Vírus do Papiloma Humano (HPV) para mulheres em idade fértil.

Este ano, o Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote da vacina contra o papiloma vírus. A medicação começa a ser distribuída no próximo mês de março, mas só para meninas de 11 a 13 anos. A partir do ano que vem, serão ofertadas também para meninas de 9 e 10 anos.

“É importante que o governo amplie essa gratuidade para mulheres de outras idades, em virtude do grande número de casos de HPV, registrados todos os anos no país”, argumentou Maria do Carmo, lembrando que se não tratado o vírus se transforma em câncer uterino, doença que continua provocando milhares de mortes.

De acordo com a senadora, este ano, estima-se que sejam registrados mais 15.590 novos casos da doença, sendo que em 2010 a estimativa era de 18.430, conforme dados da publicação Estimativa 2014 – Incidência de Câncer no Brasil.  “Se o HPV – que é uma doença sexualmente transmissível – for controlado, diminui ainda mais a chance da doença aparecer”, enfatizou Maria.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais