Sergipanos contarão com Comitê 9840 em agosto

Eleitores devem ficar atentos aos possíveis abusos no processo eleitoral
“Nós estamos articulando para que os sergipanos fiquem atentos e despertem nesse período eleitoral para que não votem em candidaturas que não estão dispostas a servir à sociedade”. A afirmação é do vice-presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (Conal) em Sergipe, Ricardo Lima, ao referir-se a instalação do Comitê 9840 no estado.

A solenidade está marcada para o próximo dia 11 de agosto a partir das 15h no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Sergipe, à Travessa Martinho Garcez, 71, Centro, com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante. O comitê funcionará por meio de uma parceria entre o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e o Conal, com a finalidade de desenvolver as ações visando coibir abusos e crimes eleitorais durante o processo que antecede as eleições de 3 de outubro.

Segundo Ricardo Lima, o Conal é um organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as arquidioceses.  “Essas iniciativas sempre partiram de dentro para fora da igreja, que tem a função de articular, fazer despertar na sociedade essa participação. Como nós não temos a função de poder, tivemos que buscar parcerias com a OAB, os Ministérios Públicos Estadual e Federal e a Polícia Federal”, destaca o vice-presidente do Conal.

Ele disse ainda que somente a partir do próximo dia 11 de agosto é que será disponibilizado o número de um telefone para que as pessoas possam denunciar possíveis abusos durante a campanha eleitoral. “A partir daí nós vamos dar as diretrizes. Quando nós articulamos a sociedade, mexe com o povo durante o período em que os candidatos estão fazendo campanha em busca de votos e é quando as pessoas devem ficar atentas para denunciar possíveis irregularidades ao Comitê 9840”, enfatiza Ricardo Lima, lembrando que foram um milhão e 600 mil assinaturas para o Projeto Ficha Limpa e um milhão e 39 assinaturas da população brasileira para o Combate à Corrupção.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais