Situação de Valdevan Noventa será julgada pela 2ª turma do STF

Valdevan Noventa (Foto: rede social)

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quinta-feira, 9, uma convocação para uma sessão virtual extraordinária visando analisar a situação do deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE), que havia sido cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas foi reconduzido ao cargo no último dia 3 de junho.

A decisão de levar o caso à 2ª turma do STF partiu do próprio ministro Kassio Nunes Marques, autor da decisão monocrática que anulou a decisão do TSE e devolveu o mandato a Valdevan Noventa. Na ocasião, o magistrado argumentou que as penalidades aplicadas no julgamento de 2020 para abuso de poder econômico e compra de votos não valiam em 2018, época em que ocorreu o pleito eleitoral.

O julgamento ocorrerá virtualmente e os magistrados terão 24h, a partir de 0h desta sexta-feira, 10, para se manifestar. O julgamento poderá ser adiado caso algum ministro peça vista, ou seja, mais tempo para analisar o processo.

Valdevan Noventa teve o mandato cassado pelo TSE por abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018. Os ministros ratificaram decisão do TRE-SE que condenou o parlamentar pela captação e gasto ilícito de recursos mediante depósitos de valores de origem não identificada. Com a decisão, Valdevan Noventa foi substituído na Câmara dos Deputados, no último dia 27 de abril, por Márcio Macedo.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais