TSE mantém inelegibilidade de Valmir de Francisquinho e Talysson

TSE mantém inelegibilidade de Valmir de Francisquinho e Talysson (Foto: Portal Infonet/ reprodução/ redes sociais)

Com o placar de 4×3, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decretou nesta quinta-feira, 23, a inelegibilidade por oito anos do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), e do seu filho, o deputado estadual Talysson de Valmir (PL).

O ministro Sérgio Banhos foi o relator da ação. No dia 2 de junho, um pedido de vista do ministro Carlos Horbach interrompeu o julgamento, que foi retomado na manhã desta quinta na sede do TSE, em Brasília. Com a decisão do TSE, Valmir de Francisquinho, que é pré-candidato ao Governo de Sergipe, não poderá disputar as eleições deste ano.

Além da inelegibilidade de Valmir, Talysson foi condenado também a perda do mandato de deputado estadual. No entendimento da maioria dos magistrados da Corte, houve abuso do poder político e econômico nas eleições de 2018 por parte do pai de Taysson – o Valmir de Francisquinho -, que acabou beneficiando o filho.

O voto de minerva coube ao ministro Edson Fachin, presidente do TSE, que desempatou a votação ao seguir o voto do relator Sérgio Banhos. Acompanharam também o voto do relator os ministros Nunes Marques e Mauro Campbell. Foram votos vencidos os ministros Alexandre de Morais,  Carlos Horbach e Benedito Gonçalves.

Os políticos recorreram ao TSE para tentar reverter a decisão do TRE-SE que condenou Talysson a perda do mandato e estabeleceu a inelegibilidade de oito anos aos dois. Conforme a decisão do Regional, o ex-prefeito teria participado em “excesso” da campanha do filho, então candidato à Assembleia Legislativa do estado.

O Portal Infonet não conseguiu localizar a defesa de Valmir de Francisquinho e do seu filho Talysson. O Portal Infonet continua à disposição através do e-mail jornalismo@infonet.com.br.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais