Tumulto marca aprovação do Projeto Carnalita em Capela

0
Manifestantes lotaram a Câmara Municipal de Capela (Fotos: Ascom Prefeitura)

Mesmo com manifestação de estudantes e tumulto na Câmara Municipal de Capela, o Projeto Carnalita [que prevê a extração do minério e a instalação de uma usina de beneficiamento de potássio] foi aprovado nesta quinta-feira, 22. Foram oito votos a favor e dois contrários. Após a sanção do prefeito Ezequiel Leite (PR) e do Governo do Estado, a mineradora Vale deverá dar início aos projetos.

Mesmo o projeto determinando que 80% do minério explorado pela Vale, seja do município de Capela e 20% para o município de Japaratuba, os manifestantes gritaram e usaram palavras de ordem, se mostrando contrários a aprovação.

Votaram favoráveis os vereadores da situação: Fábio Cabral Sobral (PR). Carlos Augusto dos Santos (PSB), Manoel Pedro dos Santos Filho (PDT), Alexsandro Nascimento (SDD), Adeilson Alves da Silva (DEM) e José Carlos Santos Andrade (PSB).

Policiais tiveram que intervir para conter os ânimos

E foram contrários, os vereadores Érica Silva Santana (DEM) e Rosimeire Santos (PSB). Faltaram à sessão da noite desta quinta-feira, 22, o vereador José Lopes Gama Neto (PMDB) e José Correia Júnior (PMDB). O presidente da Câmara, Antônio Arimatéia (PSB), não precisou desempatar.

De acordo com a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Capela, mesmo sem sediar a usina de exploração [será em Japaratuba], o prefeito Ezequiel Leite entende que a exploração da Carnalita será um ganho para o município e aguarda conclusão de estudos encomendados para comprovar que a área onde a usina será instalada pertence ao município. “Se for comprovado, a briga continua, pois Capela já perdeu a Silvinita para Rosário do Catete e não aceitará mais uma perda”, destaca a assessoria.

Os vereadores que votaram pela aprovação do projeto, tiveram de sair escoltados pela polícia, por conta da agressão dos manifestantes que utilizaram paus e pedras contra os parlamentares.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais