TV Aperipê realiza debate voto consciente

O papel do cidadão durante a eleição, o voto consciente, a participação da juventude no processo eleitoral e a evolução da democracia no país estarão em pauta no programa Aperipê Debate que vai ao ar na próxima terça-feira, 7, feriado da Independência do Brasil. Os convidados para tratar desses temas são a jornalista Rita Oliveira, o professor de Filosofia Denílson Melo e o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro. 

O apresentador Euler Ferreira é quem coordena as discussões entre os participantes durante uma hora de programa, que faz parte da série especial sobre Eleições 2010 que será transmitida até a véspera do dia 3 de outubro, quando os brasileiros deverão ir às urnas escolher seus governantes. O objetivo da Fundação Aperipê a partir dessa proposta é ampliar o debate sobre o papel do cidadão neste momento pleno do exercício da democracia. 

Para o professor Denílson Melo, debates como esses não poderiam ficar restritos apenas ao período que antecede as eleições. “Discussões como essas geram conhecimento e possibilita a abertura da mente das pessoas de uma forma geral”, ressalta. A jornalista Rita Oliveira também acredita na importância de programas voltados para o debate desses temas. “É de fundamental importância para melhor esclarecer a população. A Aperipê está de parabéns”, afirma. 

O presidente da OAB, Carlos Augusto Monteiro, reforça que o cidadão precisa entender melhor qual o papel dele neste processo. “Programas como esses são extremamente importantes para os cidadãos e para todos os segmentos da sociedade. A multiplicação do conhecimento e divulgação de elementos de cobrança são fundamentais para a construção de uma democracia mais efetiva”, destaca. 

O programa que foi gravado nesta quarta-feira, 1°, vai ao ar na próxima terça-feira, 7, às 19h30, pela sua Aperipê TV. Na quinta-feira, 9, ele será transmitido pelas rádios Aperipê FM 104,9 e Aperipê AM 630, das 13h às 14h. Já para quem quiser conferir a exibição pela TV, a reprise do programa vai ao ar a 00h de sexta-feira, 10. 

Participe

O próximo Aperipê Debate irá receber convidados para tratar dos desafios que os candidatos eleitos terão pela frente nos quatro anos de mandato. O primeiro programa sobre o tema irá abordar os desafios na área da “Educação, Infância e Juventude”. Quem quiser contribuir com o debate poderá enviar perguntas para o e-mail aperipedebate@aperipe.se.gov.br até sexta-feira, 3.

Fonte: Ascom/Aperipê

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais