“Vamos equiparar o ICMS de SE com o de estados vizinhos”, diz Fábio

Entidades que compõem o Fórum Empresarial de Sergipe pleiteiam uma alíquota de 18% (Foto: Governo de Sergipe)

O valor da nova alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) em Sergipe está próximo de ser definido pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) e sua equipe econômica. Em entrevista nesta quinta-feira, 23, o gestor estadual garantiu que na próxima semana será enviado para a Assembleia Legislativa (Alese) um projeto de lei com a atualização do valor.

Embora ainda não tenha revelado qual o valor da futura alíquota, Fábio disse que pretende equiparar o ICMS de Sergipe com o de estados vizinhos, a exemplo de Bahia e Alagoas, que cobram 19% cada, para garantir a competitividade do empresariado sergipano. “Peço a compreensão do comércio. Será um momento importante para eles como também para toda a sociedade sergipana”, salienta Mitidieri.

Empresários

Entidades que compõem o Fórum Empresarial de Sergipe pleiteiam uma alíquota de 18%. Atualmente essa porcentagem está em 22%, a mais elevada do país. Segundo o setor empresarial, manter a alíquota no patamar de 18% representa uma medida que ajudará a economia e a geração de emprego e renda no Estado. Com o aumento do tributo, muitos setores econômicos serão afetados, e isso terá um impacto direto no poder de compra da população, além de aumentar a carga tributária sobre as empresas.

Diante desse cenário, o governador destacou que compreende as reinvindicações dos empresários e que pretende ser um parceiro do comércio e da indústria, ou seja, de quem gera emprego e renda, mas destacou que o momento é de cautela. “Vamos dar competitividade aos nossos comerciantes e empresários. Mas também temos que entender que do mesmo jeito que eles gostariam que o ICMS ficasse em 18%, há servidores do outro lado que querem reajuste, prefeitos que querem obras para seu município e o Estado precisando fazer mais investimentos. É preciso equilibrar essa conta”, avalia.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais