Vereador defende descentralização do Samu

0

Dr. Emerson (Foto: Alberto Dutra)

Ao iniciar o mandato de vereador por Aracaju, uma das preocupações de Dr. Emerson Ferreira (PT) foi a alta incidência de trotes telefônicos recebidos pelo SAMU Municipal. O parlamentar fez várias visitas e constatou que o sistema está ultrapassado, do ponto de vista da tecnologia aplicada, apesar do empenho dos profissionais.

O Ciosp, recentemente inaugurado, dispõe de um tema mais eficiente e que se encontra subutilizado. Ao fazer um levantamento sobre a situação nas capitais brasileiras, Dr. Emerson conclui que várias delas haviam implantado a centralização da regulação dos serviços da polícia, dos bombeiros e das urgências médicas.

Para o vereador: “a descentralização em nosso município permite, por exemplo, que uma viatura do bombeiro, acionada pelo Ciosp, e uma do Samu, acionada pela regulação municipal, se desloquem para o mesmo evento, por vezes desnecessariamente. Com a centralização, otimizaríamos o serviço de regulação e poderíamos reduzir os trotes telefônicos, pois o sistema implantado no Ciosp está mais capacitado para identificar os números telefônicos que originam as falsas chamadas”.

Dr. Emerson conversou com o Secretário Samarone, já no final do exercício, sobre a sua idéia. Como o ex-secretário teve uma passagem rápida pela pasta, não houve tempo de implementar o novo sistema.

Depois da posse de Sílvio Santos, o vereador conversou em duas ocasiões com o novo secretário, quando ele se mostrou receptivo com à regulamentação da proposta. Assim, o parlamentar acredita que dessa vez possamos ter a centralização dos serviços finalmente resolvida.

Fonte: Ascom CMAju

Comentários