Vereador lamenta que políticos estejam desacreditados

Vereador Emerson Costa (Foto: Acrísio Siqueira/Arquivo Portal Infonet)

"Nas últimas décadas, houve proliferação de partidos políticos sem qualquer compromisso programático e com uma característica: partidos que não têm democracia interna, mas têm donos. Esse é o principal fator impeditivo da renovação na política”, afirmou o vereador Dr. Emerson, nesta manhã (07), durante sessão na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O parlamentar critica as estruturas partidárias atuais com base em recentes pesquisas, as quais indicam que os políticos constituem, nacionalmente, a categoria profissional mais desacreditada pela população.

Dr. Emerson foi enfático ao dizer que é importante que haja um pensamento reflexivo sobre o cenário social e político, já que em Sergipe as pessoas indicam expectativa e necessidade de renovação dos quadros políticos. Ele ainda destacou que, por vezes, as eleições são disputadas sobre a lógica da hegemonia. Ou seja, políticos regem as diretrizes da candidatura e mandatos sob a mão do dono do partido, financiamento da campanha e por favorecimento, inclusive para familiares. “É impossível fazer política nessa lógica. Ela há um envolvimento de setores da polícia e do judiciário, estabelecendo assim em nosso país, um cenário de impunidades que estimulam a corrupção. A conseqüência disso é a sociedade injusta e violenta que vivenciamos”, expõe o vereador.

Para o parlamentar, a política deve ser realizada como instrumento para o bem comum. Além de ser construída sem o financiamento ilegal e submissão aos financiadores, desta forma contribui para o fortalecimento da democracia. Dr. Emerson ainda ressaltou que os veículos da imprensa, enquanto concessão pública entram erroneamente no jogo político. “Eles estão, predominantemente, sob o controle político, promovendo a dominação ideológica e a aculturação da parcela pobre da população”.

Por fim, o vereador Dr. Emerson afirmou que cada cidadão é livre em suas escolhas para cada processo eleitoral. Entretanto, para votar com convicção em sintonia com a ideologia escolhida, a população precisa conhecer a realidade partidária, para que só assim possa fazer a sua opção de modo consciente e não enganado ou até mesmo com voto comprado.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais