Vereador sugere implantação de bicicletários em Aracaju

(Foto: Luciano Otávio/ Ascom)

Aracaju vive a II Semana Municipal de Trânsito que visa sensibilizar condutores sobre segurança, evitando e diminuindo acidentes. O vereador Max Prejuízo (PSB) utilizou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quinta-feira, 8, e falou da importância do Poder Público incentivar e dar condições para o uso da bicicleta como meio de transporte.

O parlamentar informou que, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública (IBOPE), apenas 8% da população brasileira utiliza a bicicleta regularmente. Percentual baixo se comparado a cidades europeias que têm mais de 30% dos deslocamentos feitos a pedal.

“A prefeitura de Aracaju já sinalizou para a construção e ampliação de ciclovias, mas é preciso incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte dando condições através de reforma e manutenção das ciclovias já existentes e um trabalho efetivo de educação para o trânsito em áreas residenciais onde elas existem, ensinando ao pedestre que o lugar dele é na calçada, assim como junto aos próprios ciclistas mostrando onde e como eles devem andar no trânsito, o que reduziria em muito o número de acidentes envolvendo veículos automotores e ciclistas. Além disso, é necessário que a SMTT fiscalize e puna motoristas que desrespeitem ciclovias e ciclistas”, disse Max Prejuízo.

O vereador destacou ainda que o uso da bicicleta como meio de transporte é uma das principais alternativas para melhorar a mobilidade urbana da cidade e a qualidade de vida das pessoas. “Temos uma noção equivocada quando falamos em ciclovia e uso da bicicleta como meio de transporte diário, parece algo pequeno em meio a tantas construções, mas ao contrário, é algo gigantesco, pois tem o poder de transformar a cidade que passará a ser planejada para as pessoas e não para os carros. Além de ciclovias é preciso se pensar em bicicletários, vestiários públicos e apoio das empresas dando condições aos trabalhadores de um local adequado para se trocarem”, disse o parlamentar.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais