Vereadores prestam homenagens aos defensores

Vereador Elber Filho foi o autor do requerimento/Foto: César de Oliveira
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou nesta segunda-feira, 17, uma Sessão Especial em comemoração ao Dia do Defensor Público, comemorado no dia 19 de maio. O autor do requerimento, o vereador Elber Batalha Filho (PSB), que também é defensor público, iniciou o seu discurso citando uma frase do pensador francês Robespierre, um dos defensores da igualdade dos direitos, que fala sobre a defesa dos oprimidos contra os seus opressores.

O parlamentar aproveitou a ocasião para destacar o papel da Defensoria Pública de Sergipe. “A Defensoria Pública de Sergipe sempre foi uma das mais valorosas instituições deste país. Por vezes, não tão bem tratada pelos governantes, mas o engajamento de nossos defensores, que em nenhum momento se afastaram e não deixaram o serviço a desejar, é motivo de orgulho para os sergipanos”.

Elber falou ainda sobre a visão que a população tem em relação a Defensoria Pública. Para o vereador, as pessoas acham que a instituição é voltada apenas para a vara de família ou criminal. Elber ressaltou a atuação da Defensoria em ações de interesse geral. “A Defensoria de Sergipe cresceu devido ao devotamento de seus membros. Sergipe saiu na frente ajuizando ações contra juros bancários extorsivos cobrados pelos cartões, movemos uma Ação Civil Pública para discutir os planos econômicos do passado, além de ações efetivas, muitas vezes contra o próprio poder público, como a ação da dengue, no sentindo de que os postos de saúde ficassem abertos diuturnamente. A população tem que entender que a Defensoria Pública faz uma defesa tão boa ou melhor que um advogado pago”, disse.

O representante da Defensoria Pública Geral de Sergipe, Sérgio Barreto Moraes, falou da importância do dia 19 de maio. “Muitos deram seu sangue para estarmos sobre um estado de direito. É preciso que levemos justiça aos mais necessitados deste país e a Defensoria Pública foi a instituição encarregada de fazê-lo”.

O representante da associação dos defensores públicos de Sergipe, Vinicius Meneses Barreto, além de destacar a capacidade jurídica dos membros da Defensoria de Sergipe, falou sobre a importância dos poderes constituídos em defesa da classe. “Os defensores de nosso estado são uns dos mais preparados do país. O governo de Sergipe teve sensibilidade e nos deu a mão, não ao patamar dos sonhos e precisamos do apoio de casas constitucionais como esta para que sejamos conduzidos a um patamar de igualdade”.

Fonte: Ascom Cmaju

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais