Violência contra mulher: projeto de conscientização é lançado na CMA

Projetos foram apresentados nesta quarta-feira, 4, na CMA (Foto: Portal Infonet)

As promotoras de justiça do Ministério Público, Euza Missano e Cláudia Daniela de Freitas, estiveram na manhã desta quarta-feira, 4, na Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) para apresentar a campanha “Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher”. De acordo com os dados do Centro de Apoio Operacional à Mulher (CAOP- Mulher) 65% das agressões sofridas pelas mulheres partem dos seus companheiros e 70% dos casos de violência acontecem dentro de casa.

A campanha, que é uma parceria entre o Ministério Público e o Sesi, acontece em alusão ao dia 06 de dezembro, data instituída pela Lei Federal nº 11.489/2007 como “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

“Nós já levamos o projeto para o MP, para Alese, e hoje viemos aqui na CMA que é a casa do povo, pedindo que daqui saiam ideias, que multipliquem ações no sentido de fomentar essas tratativas junto a população para a defesa das questões relacionadas a equidade de gênero e sobretudo aos homens pelo fim da violência contra mulher. Precisamos reduzir os números em Sergipe”, afirma Euza Missano, coordenadora do CAOP Mulher do MP.

A promotora de justiça informa que na sexta-feira passada, 29 de novembro, foi firmado um termo de cooperação entre o MP e o Senac no sentido de capacitar mulheres vítimas de violência. “Esse termo já está em vigor, onde o Senac oferecerá curso de capacitação para mulheres em situação de violência. Já fechamos também esse termo de cooperação com o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) e com a Fecomércio, isso vai fazer com que as mulheres possam quebrar esse ciclo de violência porque vão passar a ter empoderamento, vão passar a se sentir produtiva e conseguir sua subsistência”, aponta.

Projeto Viva Ana Paula

Outro projeto do MP apresentado na CMA pela promotora do juri da capital e coordenadora do COAP Segurança, Cláudia Daniela de Freitas, é o “Viva Ana Paula”. O projeto foi batizamos com o nome de Ana Paula, jovem que foi assassinada este ano dentro de sua casa, de forma cruel, enquanto dormia. O suspeito é o marido da vítima.

O projeto consiste na prevenção ao feminicídio e o foco é o fortalecimento psicológico e emocional da mulher. “O projeto consiste em se fazer uma seleção já na fase policial de casos onde há qualquer tipo de agressão física, emocional, sexual ou mesmo delitos que passariam por uma mediação na delegacia. O MP vai trazer para si alguns grupos de homens e mulheres que serão atendidos no próprio Ministério Público e eles serão inseridos nesse programa de conscientização de ambos”, diz.

De acordo com a promotora, os homens serão tratados ou conscientizados do papel que a mulher tem na vida deles e na sociedade, e com as mulheres será trabalhado o fortalecimento da parte emocional, para que ela decida se quer se manter numa relação tóxica ou não.

Passeio Ciclístico

Ainda em alusão a companha “Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher” o Sesi realiza no sábado,   um passeio ciclístico e caminhada saindo do G Barbosa do Conjunto Orlando Dantas até o farol localizado no bairro Farolândia.

Por Karla Pinheiro

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais