70% dos participantes de projeto do TJ pararam de fumar

Desde que foi implantado, em 2010, o Projeto Justiça contra o Tabagismo, coordenado pelo Centro Médico do Tribunal de Justiça de Sergipe, alcançou um índice bem satisfatório: 70% dos participantes abandonaram o cigarro. Por isso, essa quinta-feira, 29 de agosto, é de alegria e comemoração para a equipe e beneficiados pelo projeto, já que a data marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

O servidor Clodoaldo de Santana, lotado na Corregedoria do TJSE, foi do primeiro grupo. Fumante desde os 16 anos, ele conta que tentou largar o cigarro algumas vezes, sem sucesso. “Quando soube do grupo do Tribunal vi uma oportunidade de deixar o vício. O apoio dos colegas foi muito importante porque um incentivava e também fiscalizava o outro, um verdadeiro desafio. Durante o tratamento, tive duas crises de abstinência e recebi o apoio da psicóloga do Tribunal”, contou Clodoaldo, que fez o tratamento no TJSE durante três meses.

O dia 15 de novembro de 2010 marcou a vida de Clodoaldo porque foi nessa data que ele parou de fumar. “Mudou tudo na minha vida. Passei a ser mais aceito no ambiente social, comecei a sentir sabores, meu olfato melhorou, a respiração, a resistência e a capacidade pulmonar. Então, eu só tenho a agradecer ao projeto Justiça contra o Tabagismo”, revelou o servidor. O sucesso do tratamento é otimizado pela tríade: medicamento, apoio grupal com equipe interprofissional e motivação pessoal.

Segundo a assistente social Maria Edivaní Panta, o projeto tem sido realizado de forma contínua, estando em andamento o sexto grupo de atuação. “A equipe multidisciplinar aproveita a ocasião e parabeniza aos participantes dos grupos que aderiram ao tratamento e hoje estão bem e aos que ainda estão nesta luta”, acrescentou.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986, pela Lei Federal nº. 7.488, com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. A data também marca as ações em escolas, unidades de saúde, ambientes de trabalho, além das medidas econômicas e legislativas, que têm sido importantes para a mudança de comportamento na sociedade brasileira sobre o uso do tabaco.

Fonte: Ascom TJ/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais