Aeroporto: dez passageiros chegaram a Aracaju com sintomas gripais

 

Passageiros fazem fila para passar por monitoramento (Foto: Reprodução/SMS)

Em razão da pandemia do coronavírus, a rotina dos passageiros que desembarcam no Aeroporto de Aracaju tem sido diferente desde a última terça-feira, 24. Agora, assim que pegam suas malas, os passageiros fazem fila no saguão do aeroporto e são submetidos a uma aferição de temperatura corporal por parte de equipes de vigilância da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nesses dois primeiros dias de monitoramento, cerca de 300 passageiros passaram pela análise. O número é baixo em decorrência da redução de voos. Nas últimas 48h, apenas cinco voos aterrissaram em Aracaju. Mais de 30 profissionais da saúde têm participado da operação.

Entre os passageiros aferidos, 10 apresentaram sintomas gripais. A SMS esclarece, no entanto, que está em período sazonal para a gripe, por isso é comum encontrar pessoas com sintomas de gripe.

Quando o passageiro apresenta algum sintoma característico do coronavírus (febre, tosse, falta de ar), por exemplo, é feito um cadastro reunindo informações como endereço e roteiro de viagem. Nestes casos, os passageiros são orientados para isolamento domiciliar, e ficam sob constante monitoramento dos órgão da saúde. Quem não apresenta sintomas, também é orientado a cumprir uma quarentena de pelo menos 7 dias em sua residência.

Conforme levantamento da SMS, dos 295 passageiros que desembarcaram no aeroporto, nos últimos dois dias, 175 são de Aracaju (entre elas, duas crianças) e 120 pessoas residentes em outros municípios do interior do Estado ou que são de estados vizinhos. A SMS não informou quantos passageiros apresentaram sintomas do coronavírus.

Por Ícaro Novaes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais