Agentes de saúde avaliam possibilidade de greve

Os agentes de saúde já fizeram manifestação na Prefeitura ainda no ano passado (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias de Aracaju (Sacema) realizará uma assembléia na próxima quarta-feira, 07, para definir a possibilidade de paralisação, ou mesmo greve, da categoria. Os trabalhadores reclamam dos baixos salários pagos à classe em comparação ao que se paga em outros municípios sergipanos e reclamam o retorno do pagamento de insalubridade.

Segundo a secretária de comunicação do Sacema, Fabiana Moreira, o não pagamento da insalubridade é hoje a principal reivindicação da categoria. A principal revolta dos trabalhadores é o fato de que o pagamento era realizado, mas foi retirado dos rendimentos mensais. Além disso, a categoria cobra um reajuste salarial.

“Tem municípios do Estado, como em Propriá, que os agentes recebem R$ 1.221 livres de salário e aqui em Aracaju se recebe cerca de R$ 770”, afirma Fabiana Moreira. Uma reunião com todos os sindicalizados foi agendada para a próxima quarta-feira, às 14h no auditório da Força Sindical. No encontro será discutido o destino do movimento, que pode promover paralisações ou mesmo greve.

A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) enviou a seguinte nota acerca da situação ao Portal Infonet: “A Secretaria Municipal da Saúde informa que ajustes salariais e pagamento de insalubridade são assuntos discutidos na mesa de negociação da Prefeitura de Aracaju, como vem acontecendo com todas as categorias. Quanto aos agentes de saúde a reunião ainda não ocorreu por indefinição jurídica do grupo gestor do sindicato. A reunião será marcada assim como todas as outras.”

Por Caio Guimarães e Ricardo Gomes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais