Alerta: Sergipe registra 29 suspeitas de sarampo em 2019

Diretores de Comunicação e Vigilância em Saúde, André Carvalho (à esquerda) e Mércia Feitosa. (Foto: Portal Infonet)

Um novo informe epidemiológico da dengue e do sarampo foram divulgados na manhã desta quarta-feira, 4, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio de coletiva de imprensa. Os dados demonstram uma situação de alerta com 29 notificações de sarampo já registradas no estado desde o início de 2019.

A diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa, destacou que houve notificações de suspeita de sarampo em 17 municípios (Aracaju, Barra dos Coqueiros, Boquim, Canindé de São Francisco, Carmópolis, Cedro de São João, Cristinápolis, Cumbe, Estância, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora do Socorro, Pirambu, Poço Redondo, Rosário do Catete, São Cristóvão, Simão Dias e Umbaúba). “Sendo notificado, todas as ações são feitas imediatamente no município, que são a notificação imediata, bloqueio vacinal com todas as pessoas que tiveram contato com aquele caso suspeito e a intensificação da vacina. Tivemos 15 descartados e temos ainda 12 sob análise”, ressalta Mércia.

Dos registros em suspeição pela SES, apenas dois tiveram uma confirmação e ambos ocorreram em Estância. “A grande chave do controle da circulação do sarampo é a imunização. A orientação que damos é que temos vacina suficiente para atender uma rotina de aplicação desde a criança de 1 ano, que receberá a primeira dose ou ao adolescente ou adulto que ainda não foi vacinado.”, explica a diretora.

Panorama da dengue

Conforme a SES, 420 novas notificações de dengue foram constatadas nas últimas duas semanas em Sergipe. O número mostra um crescimento vertiginoso em comparação ao informe transmitido anteriormente, no dia 21 de agosto, quando haviam sido constatados 200 suspeitas nas duas semanas anteriores. Até o momento, apenas o município de Santa Rosa de Lima, no Baixo São Francisco, não registrou notificações.

por Daniel Rezende

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais