Alta demanda por internação leva SES a aumentar leitos para crianças

Saúde ampliou número de leitos pediátricos qualificados devido ao aumento de casos respiratórios no Estado (Foto: SES)

Os altos índices de síndromes respiratórias em crianças e também a demanda por internação fez com que a Secretaria de Estado da Saúde ampliasse a a quantidade de leitos pediátricos nos hospitais da rede estadual. A informação foi divulgada pelo órgão nesta segunda-feira, 24.

De acordo com a SES, foram abertos 35 novos leitos pediátricos entre unidades de Terapia Intensiva e Estabilização Pediátrica. Anteriormente, a capacidade de leitos pediátricos era de 238 e, com a ampliação, totalizou 273 leitos, em toda Rede Estadual.

Esse leitos estão distribuídos na pediatria de Alta Complexidade do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), no Hospital Regional Jessé Fontes Andrade em Estância, Hospital da Criança e no Hospital Regional Pedro Garcia Moreno em Itabaiana, além de leitos nos Hospitais filantrópicos.

A ação foi determinada por meio do Comitê de Crise de Síndromes Respiratórias. “Discutimos a necessidade de uma reorganização da Rede de Atenção à Saúde em todo o Estado. Foram ampliados leitos críticos da Área Vermelha e Amarela com previsão de leitos de Terapia Intensiva”, destacou a diretora de Atenção Especializada em Saúde, Marli Francisca.

A especialista também orientou que casos de baixa complexidade, que apresentam sintomas leves, devem ser direcionados para as Unidades Básicas de Saúde. “Pedimos a sensibilização dos gestores para o atendimento aos casos leves nas Unidades Básicas de Saúde, encaminhando para a rede hospitalar somente casos de média e alta complexidade”, salientou.

Com informações da SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais