Anvisa cancela registro de marca de prótese mamária

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai cancelar o registro das próteses mamárias francesas, PIP. A venda do produto já havia sido proibida no Brasil, em abril de 2010, quando as autoridades sanitárias da França identificaram, por meio de testes, a presença de um tipo de silicone diferente do que havia sido autorizado para a produção das próteses. O presidente da Anvisa, Dirceu Barbano aconselha que todas as mulheres que fizeram o implante devem retornar ao médico.

"Nós estamos reforçando junto às mulheres que fizeram implante mamário, irem ao médico e discutirem com seus médicos como é que, caso elas tenham implantado essas próteses PIP, qual é o encaminhamento que o médico acha mais apropriado para o acompanhamento. Avaliem com ele e estabeleçam um sistema de acompanhamento de qualquer anormalidade para que ele possa tomar providência e possa também comunicar a Anvisa dessa anormalidade", diz o Presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.

O presidente da Anvisa explica que as próteses que ainda estão no País vão ser recolhidas. "Vamos também proceder o recolhimento do material que havia sido importado até o ano passado e que não foi usado até agora. O Brasil importou nesse tempo, desde que essa prótese foi registrada, em 2005, 34 mil implantes. 24 mil foram usados e esses outros 10 mil serão agora recolhidos, mas eles já estavam proibidos de serem utilizados desde abril de 2010".

Ainda de acordo com a Anvisa, os testes das autoridades sanitárias francesas indicaram baixa resistência das próteses, mas descartam o risco de intoxicação e câncer.

Fonte: Ascom MS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais