Aparelho de radioterapia do Cirurgia continua quebrado

0
Radioterapia do Cirurgia está sem funcionar desde segunda-feira, 24 (Foto ilustrativa: Arquivo Portal Infonet)

Ainda está quebrado o aparelho de radioterapia do Hospital de Cirurgia. Por causa disso, desde segunda-feira, 24, 38 pacientes com câncer tiveram que descontinuar o tratamento que é feito diariamente. A assessoria de comunicação do Hospital de Cirurgia informa que o equipamento parou de funcionar por causa de um problema detectado na mesa do acelerador linear. O conserto deve ser iniciado ainda nesta quinta-feira, 27.

O técnico especialista chegou de Belo Horizonte nesta madrugada. Segundo a assessoria, assim que a máquina for consertada, as enfermeiras e técnicas entram em contato com os pacientes de um por um para informar que já podem retomar o tratamento.

"Eles não precisam ficar ligando para cá, podem ficar tranquilos que serão avisados pelas enfermeiras assim que estiver funcionando. Sabemos que o tratamento deles não pode ser interrompido por muito tempo, mas as providências já estão sendo tomadas. Pode ser que nesta tarde o técnico que vai consertar já nos dê um posicionamento", diz.

A Ascom do Cirurgia informa, ainda, que além desses 38 pacientes, existe uma fila,  mas que não é visível pelo Hospital. Os pacientes são encaminhados para o tratamento na radioterapia do Cirurgia pelo Sistema Interfederativo de Garantia de Acesso Universal (Sigau), e a fila é regulada pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

Por Moema Lopes

Comentários