Após negociação, enfermeiros farão assembleia

Enfermeiros realizoaram manifestação no último dia 30 (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Depois de negociarem nesta quinta, 9, com setores da Prefeitura Municipal de Aracaju, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe realizará assembleia às 8h da próxima sexta-feira, 10. A categoria vai decidir se aceita as contra-propostas do governo ou se retoma a paralisação iniciada no dia 30 de janeiro e interrompida recentemente por conta da abertura das negociações. A reunião acontece no auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

De acordo com a vice-presidente do sindicato, Diane Oliveira, os enfermeiros procuram, além da recomposição salarial – segundo ela, os vencimentos têm perdas que giram em torno dos 15% – o atendimento de pleitos como isonomia e melhores condições de trabalho.

“Existe a necessidade de se ter segurança nas unidades. Há relatórios de furtos, inclusive com cópias de boletins de ocorrência”, comentou. O pedido pelas melhorias para o exercício da profissão também passam pelo planejamento e manutenção das estruturas físicas de saúde, disse a vice-presidente.

No caso da isonomia, os enfermeiros buscam equiparar os salários de profissionais com o mesmo nível de escolaridade e jornada de trabalho.  Além disso, eles almejam a incorporação de gratificações aos salário-base; dentre elas, está a gratificação de incremento, concedida a médicos e requerida por outros setores da saúde. O sindicato pede ainda a ampliação do adicional de risco – que já é oferecido aos trabalhadores de alguns estabelecimentos – para unidades onde a categoria entende que há necessidade de se pagar esse tipo de benefício.

Oliveira explicou que o Sindicato havia entrado em greve apenas porque não conseguia abrir um processo de debate com o poder público. "A ascensão do movimento aconteceu porque não houve abertura. Mas uma vez que a mesa foi estabelecida e houve um compromisso de sentar e apresentar uma pauta, estamos abertos. Se as negociações continuarem não tem porque a gente dar prosseguimento à greve", explicou.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais