Arraiá do Povo conta com Posto Médico e equipe do Samu

As equipes estão no local da festa a partir das 19h

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Sergipe estão a postos para atender ocorrências durante a realização do Arraiá do Povo, evento promovido pelo Governo do Estado e realizado na Orla de Atalaia, em Aracaju, entre os dias 22 e 30 de junho.

De acordo com a coordenadora médica do Samu, Tiemi Sayuri Fontes, um posto médico está montado no local do evento e disponibilizará ao público três leitos de observação, um leito de estabilização e medicações. No local, um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e um profissional da área administrativa trabalham durante a festa atendendo a população. “Além do posto, uma ambulância de suporte básico estará presente no local para atender, exclusivamente, demandas relacionadas ao festejo. O cidadão que estiver nas imediações do Arraiá do Povo e precisar de atendimento móvel de urgência deve entrar em contato com a Central de Regulação de Urgência [CRU], através do 192”, explicou Tiemi.

As equipes de saúde que atuam no posto e na ambulância estão no local da festa a partir das 19h. Na ambulância, um técnico de enfermagem e um condutor de veículo de urgência dão suporte à equipe do posto médico montado e podem remover com precisão pacientes que necessitem de atendimentos hospitalares. Na primeira noite do Arraiá do Povo, cinco pessoas procuraram o serviço, sendo dois atendimentos por ingestão de bebida alcoólica.

A coordenadora médica do Samu espera que esse tipo de ocorrência prevaleça durante as festas, além de casos de pacientes com pressão alta, dores de cabeça, náuseas provenientes de indigestões e torções. “Mesmo diante desse cenário decidimos reforçar as equipes de atendimento pré-hospitalar em função do maior contingente esperado no Arraiá do Povo, possivelmente ocasionado pela ausência do Forró Caju”, esclareceu.

Tiemi Sayuri ainda orienta a população que se dispor a ir ao Arraiá do Povo. “É necessário que as pessoas, especialmente os jovens, não se excedam no consumo de bebidas alcoólicas, usem calçados confortáveis para evitar quedas ou torções e tenham cuidados ao manusear fogos de artifício. Entretanto, essas dicas devem ser respeitadas por todos os cidadãos, independente de estarem ou não no festejo junino realizado na Orla de Atalaia”, acrescentou a coordenadora médica do Samu.

Canal prioritário

Durante a realização dos festejos juninos no interior do Estado, o Samu manterá canal prioritário para atender com maior precisão os cidadãos que estiverem nas grandes festas. No interior que possuir base descentralizada haverá uma ambulância de suporte básico ou avançado à disposição para atender possíveis ocorrências relacionadas às festas. Nas cidades que não possuem base do Samu haverá acionamento de ambulância que estiver em município mais próximo, a fim de garantir a assistência aos que precisarem de atendimento pré-hospitalar.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais