Atividade ajuda a retardar efeito do Mal de Alzheimer

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

Estudo feito por pesquisadores da Unesp, Universidade Estadual Paulista, mostra que exercícios físicos moderados ajudam a controlar o Mal de Alzheimer. A doença, que costuma atingir pessoas idosas, reduz o entendimento do paciente sobre as coisas e a capacidade de trabalho e relação social. Desde 2006, os pesquisadores juntaram ao tratamento com remédios um programa de atividade física oferecido pela própria Universidade. O médico e pesquisador da Unesp, José Luiz Riani conta que as atividades mostraram melhoras consideráveis nos pacientes atendidos pela Universidade.

"Atividade física misturada com atividade cognitiva. Tivemos exercício de musculação, atividades aeróbias. E em todas essas modalidades nó tivemos resposta positiva tanto na melhora cognitiva quanto comportamental. A doença de Alzheimer, além da dificuldade de memória, especialmente memória recente também tem alterações chamadas neuropsiquiátricas que são alterações do sono, apatia, sintomas depressivos. Nós temos observado melhora em todos esses sentidos."

Além de retardar os efeitos do Alzheimer, os exercícios físicos podem prevenir a doença. É o que explica a coordenadora da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Elen Bernin. 

"Tem que ser uma prática de atividade contínua. É utilizado muitos exercícios como musculação e que utilizem também algum comando que vá trabalhar raciocínio, coordenação motora, percepção e memória. E deve ser feito por um profissional capacitado como educador físico e com acompanhamento médico. Se essas pessoas têm uma atividade física regular, exercícios físico, ela pode retardar até em 50 por cento  o risco de uma pessoa desenvolver essa doença de Alzheimer."

De acordo com a especialista, além dos exercícios físicos, cuidar da alimentação e exercitar o cérebro com música e leitura também ajudam a prevenir e a retardar os distúrbios causados pela doença.

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais