Audiência discute tratamento para câncer de próstata

(Foto: Portal Infonet)

Uma audiência realizada nesta terça-feira, 27, no Ministério Público Estadual (MPE) tratou do tratamento realizado pelos pacientes diagnosticado com câncer de próstata e que necessitam receber tratamento médico.

De acordo com a promotora de justiça da Saúde, Euza Missano, no momento em que há o diagnóstico de câncer de próstata a única alternativa é realizar o tratamento radioterápico ou de hormonoterapia.

“O município tem glosado as liberações da hormonoterapia para esses pacientes que tenha o câncer, mas que é tratável. E com isso, como existe uma fila para o atendimento da radioterapia e aproximadamente a informação que está nos autos é que ele passa quase um ano pra iniciar o procedimento de radioterapia. Ele vai passar esse período sem nenhum tratamento conservador e aí é onde está o problema maior, porque o problema do paciente pode evoluir para uma situação de óbito ou para uma situação de metástase”, afirma a promotora ao questionar os motivos das Apacs terem sido autorizadas antes e deixarem de ser utilizada agora se é utilizado o mesmo código e a mesa definição do quadro clínico do paciente.

Presente o representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da assessoria jurídica, solicitou prazo para reavaliação de toda a autorização de procedimento ambulatorial de alta complexidade (APAC’s) glosada, no quantitativo de 265, só no Huse e mais 60 no Hospital Cirurgia para solução do problema em audiência. Já a SES comprometeu-se a manter a assistência no procedimento de hormonoterapia em todos os pacientes já atendidos e das novas indicações até decisão em próxima audiência.

Ainda ficou designada uma nova audiência a ser realizada na próxima terça-feira, dia 3 de abril de 2012, às 9h.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais