Braquiterapia da Oncologia do Huse é modernizada

Braquiterapia da Oncologia do Huse é modernizada (Foto: arquivo Portal Infonet)

Um importante avanço no tratamento contra o câncer do colo uterino. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), dá mais um grande passo no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), com a implantação de um avançado sistema no aparelho de braquiterapia. Além de novos aplicadores, o aparelho ganhou um upgrade do hardware e do software do sistema de planejamento computadorizado (Brachyvision), o que vai proporcionar uma maior eficácia no tratamento.

De acordo com a física médica da Oncologia do Huse, Katiúcia Bomfim, as vantagens desse novo sistema são: menor tempo de radiação, menor exposição do tempo de radiação, melhoria de sobrevida do paciente e preservação dos tecidos que não devem ser radiados. "As usuárias terão um tratamento ainda melhor, com mais precisão e redução dos efeitos colaterais", explicou.

A braquiterapia é a modalidade da radioterapia em que a fonte de radiação fica em contato ou muito próximo ao tumor. Semanalmente, são realizadas, em média, 8 sessões.

"O procedimento, exclusivamente oferecido pelo Huse em Sergipe, atende a mulheres com diagnóstico de câncer do colo uterino sendo que, atualmente, 16 pacientes estão cadastradas", complementa Katiúcia Bomfim.

Treinamento

Durante uma semana, uma equipe composta por médicos radioterapeutas e físicos médicos recebeu um treinamento sobre a atualização do novo sistema. O sistema de planejamento também foi aprimorado. O software já está com a nova versão mais atualizada assim como os aplicadores.

De acordo com a médica radioterapeuta, Waldhenice Nunes, durante esta semana, algumas pacientes que já estavam em tratamento passaram pela fase de adaptação do novo sistema. "A partir da próxima semana, chamaremos os casos que estavam aguardando o tratamento, principalmente as que estavam fazendo o tratamento fora do Estado, as que ainda não foram operadas e as que farão o procedimento pela primeira vez. Com a nova fonte de radiação, a duração da sessão será de 40 minutos, dependendo das condições clínicas da paciente", esclareceu.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais