Campanha de Vacinação Anti-rábica tem início no dia 9

A vacina é direcionada para cães e gatos (Foto: divulgação)

Tem início nesta segunda-feira, 9, a campanha anti-rábica em Sergipe. A campanha será realizada nos 75 municípios sergipanos e segue até o dia 18 de outubro, sexta-feira. A vacina é direcionada para cães e gatos.

A meta é vacinar 85% da população de 251.401 de cães e gatos do Estado. "O Dia 'D' da campanha e os locais de vacinação contra a raiva serão definidos pelos municípios. Só não podem ser vacinados animais com menos de três meses de idade", disse Monique Santana, coordenadora do Programa Estadual da Raiva.

"É necessário que os municípios se empenhem para atingir a meta e as pessoas levem seus animais até os locais de vacinação. A vacina é a principal forma de eliminar a raiva que mata animais e pessoas todos os anos", alertou a coordenadora.

A raiva é uma das doenças que mais podem matar e é transmitida através de arranhaduras, mordeduras e lambeduras de animais domésticos ou silvestres que estão com vírus. "Ao ser agredida por um animal mamífero infectado pelo vírus, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para que possa passar por avaliação dos profissionais e iniciar o tratamento. Para evitar a doença, é necessário manter os animais domésticos vacinados", explicou Marco Aurélio Góes, médico infectologista da SES.

Aracaju

A primeira etapa da campanha é a vacinação volante que acontece entre os dias 9 e 13 de setembro e nos dias que vão de 16 a 19 do mesmo mês. Nesta fase inicial, as equipes do CCZ visitam casas nas áreas da Zona de Expansão, como bairros 17 de Março, Santa Maria e povoado Mosqueiro.

Já a segunda é a fase aberta aos demais bairros da cidade e acontecerá de 20 a 21 de setembro quando o CCZ disponibilizará  92 postos fixos de vacinação locais de grande circulação de pessoas como praças públicas.

Conforme a veterinária e coordenadora do CCZ de Aracaju, Roseane Nunes devem receber a vacina todos os cães e gatos com mais de três meses de idade, exceto os doentes (animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou enfermidades).

"Os donos dos animais devem estar atentos a cuidados como apresentar o cartão de vacinação do bicho. Para prevenir acidentes, os cães devem estar com coleira e guia e o uso da focinheira é obrigatória em animais bravos. Além disso, orientamos que gatos são mais assustados e por isso devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes", afirma a coordenadora do CCZ.

Roseane também orienta que somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação (os animais não podem ser levados por idosos ou crianças). "Para o bem estar dos bichos, deve-se evitar vacinar fêmeas prenhes ou lactentes, quando estressadas e antes de vacinar, aguardar orientamos o descanso do animal que realizou muito esforço para chegar ao local de vacinação", acrescenta Roseane Nunes.

O calendário da vacinação volante na Zona de Expansão está disponível no site da Prefeitura de Aracaju.

Com informações da SES e da AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais