Campanha de Vacinação contra o Sarampo continua até sexta, 25

Campanha segue até o dia 25 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo que ocorreu no sábado, 19, continua até o dia 25.

De acordo com a gerente de Imunização da SES, Sândala Teles, apesar de ter sido um dia bem movimentado em todos os municípios, ainda não é possível coletar, no Departamento de Informática do SUS (DataSUS), do Ministério da Saúde (MS), dados que informem a quantidade de crianças vacinadas.

“Os municípios trabalharam, arrumaram suas salas de vacina para aguardar a população e foi um dia bastante movimentado, mas nós não temos, por enquanto, os dados de quantas crianças foram vacinadas até agora. Como é uma vacinação de rotina, que cai no sistema de informação do dia a dia do município, esses dados só serão apurados no final do mês, quando é fechado e enviado ao DataSUS, e então, no inicio do mês seguinte, teremos o retorno com o resultado da nossa campanha. Isso acontece porque a campanha não é indiscriminada, ou seja, aquela em que toda criança recebe mais uma dose da vacina, mas sim seletiva que atualiza dados de rotina”, explicou Sândala.

A gerente informou, ainda, que a segunda etapa da Campanha começará em 18 de novembro e se estenderá até o dia 30 do mesmo mês que será, também, o dia ‘D’. O público alvo, nesta fase, será a população de 20 a 29 anos.

“Nós ainda temos até sexta-feira, 17h, para que aqueles que não tiveram oportunidade de procurar a Unidade de Saúde no sábado, procurem nesta semana para atualizar o esquema de vacinação da sua criança. O sarampo já está aí circulando, e estamos tentando que ele seja bloqueado, e que não ocorram mais casos em nosso estado e, para que a criança esteja livre do sarampo ela precisa estar vacinada. É responsabilidade dos pais e mães proteger suas crianças porque a única maneira de prevenção é a vacina”, disse a gerente.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais