Dia D: vacinação contra sarampo acontece neste sábado

Eduardo Felipe Neves, atualizou sua carteira de vacinação (Foto: Portal Infonet)

Neste sábado, 19, os postos de saúde da capital e demais municípios sergipanos estão abertos até às 17h para fazer a imunização de crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade contra o sarampo. O Dia D de Mobilização Nacional tem o objetivo de incentivar a população a regularizar a carteira de vacinação dos pequenos.

De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), até o dia 25 de outubro, quando encerra a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo, devem ser vacinadas, 2,6 milhões de crianças de 6 meses a menores de 5 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, as crianças são mais suscetíveis às complicações da doença, que podem evoluir para óbito.

Nos últimos 90 dias, foram confirmados 13 óbitos pela doença no Brasil, sendo sete óbitos (53,8%) em menores de cinco anos de idade, dois (15,4%) na faixa etária de 20 a 39 anos e quatro (30,8%) em adultos maiores de 40 anos.

Ana Júlia também foi imunizada contra o sarampo (Foto: Portal Infonet)

A professora Maggie Pereira aproveitou o sábado e levou suas duas filhas, Maria Júlia, 3 anos, e Nicole, 5 anos, para fazer a vacinação contra o sarampo. “ Júlia estava com sua uma dose atrasada, então hoje ela foi regularizada. É muito importante mantermos as vacinas em dia dos nossos filhos para evitar que doenças como o sarampo, que estava erradica, voltem a acontecer no país. E muito gente não sabe, mas o sarampo é uma doença perigosa”, ressalta.

Letícia Neves, mãe do Eduardo Felipe de 4 anos, aproveitou o Dia D para atualizar a carteira de vacinação do filho. “ A vacina do sarampo estava ok, mas estava faltando a vacina contra varicela e uma outra, então já aproveitei e deixei tudo certinho. As vezes acabamos nos perdendo nas datas, mas aproveitamos essas campanhas para fazer a atualização das vacinas ”, conta.

Evelin Lobo, gerente do posto de saúde, explica que apenas quem não tomou as duas doses da vacina é que precisa fazer a imunização (Foto: Portal Infonet)

A gerente do posto de saúde Dona Sinhazinha, localizado no bairro Grageru, explica que essa é uma campanha de atualização das doses das vacinas contra o sarampo. As crianças que estão com as duas doses em dia não precisam repetir a imunização. “ Verificamos a carteira de vacina da criança e só fazemos a vacina se estiver faltando alguma dose, porque a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, já faz parte do calendário de vacinação das crianças, então se já foram dadas as duas doses não é preciso repetir”, ressalta.

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada no início de outubro, prioriza dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e imuniza crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com o dia D de vacinação em 19 de outubro. Já o segundo grupo, previsto para iniciar em 18 de novembro, será direcionada para adultos entre 20 e 29 anos que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação.

A meta é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões de adultos. O Ministério da Saúde adquiriu 60,2 milhões de doses da tríplice viral para garantir o combate à doença nos municípios.

Por Karla Pinheiro com informações do Ministério da Saúde

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais