Campanha Nacional contra Hanseníase ocorre dia 18

(Foto: SES)

Entre os dias 18 e 22 de março será realizada a Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmitíases em todo o Brasil. Com o tema ‘Hanseníase e Verminose têm cura: é hora de prevenir e tratar', essa é a primeira iniciativa de prevenção do calendário do Ministério da Saúde em 2013.

Nas últimas semanas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) percorreu todos os 75 municípios sergipanos para informar as ações e o início da campanha aos gestores das Secretarias de Saúde. A campanha visa conscientizar os cerca de 190 mil estudantes de escolas públicas, na faixa etária de 05 a 14 anos, em aproximadamente 1.675 escolas de todo o estado.

Identificar casos suspeitos de Hanseníase através do "método do espelho" (utilização de formulários de mapeamento de lesões) e referenciar a rede básica de saúde para confirmação de diagnóstico e tratamento são alguns dos objetivos da campanha que visa também reduzir a incidência de Geohelmintíase em alunos inseridos no ensino público fundamental. As Geohelmintíases constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais e são causadas principalmente pelos Ascaris Lumbricoides, Trichuris Trichiuria e Ancilostomídeos.

"A campanha é uma busca ativa de casos suspeitos de Hanseníase e do tratamento coletivo da Geohelmintíase. Em Sergipe temos anualmente cerca de 500 novos casos que nós detectamos, quando na verdade sabemos que existem muito mais. Existe um percentual alto em menores de 15 anos. Então, todo o objetivo da campanha é identificar para que tenhamos menos de um caso para cada 10 mil habitantes", esclarece a diretora de Vigilância em Saúde da SES, Giselda Melo.

A estratégia de ação é voltada para os profissionais da Saúde Básica em parceria com profissionais da Educação dos municípios. Eles realizarão a campanha fazendo busca ativa dos casos de hanseníase utilizando o formulário e que deve ser preenchido pelos pais ou responsáveis da criança. Neste formulário são indicados os sinais e sintomas sugestivos de hanseníase, bem como o histórico familiar da doença. Após a triagem com a presença de lesões sugestivas identificadas, o aluno será encaminhado para confirmação na unidade de saúde, onde poderá ser confirmado o diagnóstico de hanseníase, com início imediato do tratamento.

Já a estratégia para a redução da carga da Geohelmintíase consiste em administrar, em dose única, 01 comprimido de Albendazol 400mg. A oferta e a supervisão do tratamento de geohelmintos nos estudantes será realizada por profissionais de saúde da área de abrangências das Unidades Básicas.

"Esse tipo de tratamento é preventivo em escolares e está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza o tratamento periódico como uma medida de redução de incidência e de suas complicações", enaltece Giselda Melo.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais