Campanha para a detecção precoce e tratamento efetivo

(Foto: Assessoria de Comunicação)

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), lançou nesta quarta-feira, 8, em um evento da Clínica Saúde da Família Dr. David Lima, do Albano Franco, uma campanha para a detecção precoce e tratamento efetivo para a sífilis, evitando, ainda, a propagação da bactéria entre a comunidade lagartense.

Exames serão realizados nas unidades de saúde e nas dependências Universidade Federal de Sergipe Campus/Lagarto, parceira da campanha. Os resultados serão entregues sete dias após a coleta para o representante da Unidade Básica de Saúde junto ao apoio especial da Equipe de Saúde da Família.  O evento contará com a participação da equipe do laboratório municipal e a presença de toda a equipe do CTA– Lagarto.

“O intuito da campanha dentro do nosso município e fortalecer ainda mais os plano estadual contra a sífilis congênita e detectar precocemente de casos novos para tratamento imediato e minimização da incidência da sífilis no município de Lagarto”, acrescenta a secretária de Saúde Alyne Almeida.

A sífilis

A sífilis é uma DST (doença sexualmente transmissível) causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, cujo sintoma mais comum é uma úlcera indolor na genitália. A sífilis era uma doença crônica, prolongada, dolorosa e que, em fases avançadas, acometia todos os sistemas do organismo, sendo extremamente temida e muito estigmatizada.

“A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a segunda ou terceira semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Após certo tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando à pessoa a falsa impressão de estar curada”, informa a coordenadora em Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Shirley Lima.

“Se a doença não for tratada, continua a avançar no organismo, surgindo manchas em várias partes do corpo (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés), queda de cabelos, cegueira, doença do coração, paralisias. Caso ocorra em grávidas, poderá causar aborto/natimorto ou má formação do feto. Se não tratada, a sífilis progride, torna-se crônica e pode comprometer várias partes do corpo ou levar à morte”, destaca a enfermeira.

Como não há perspectiva de desenvolvimento de vacina, em curto prazo, “a prevenção recai sobre a educação em saúde: uso regular de preservativos, diagnóstico precoce em mulheres em idade reprodutiva e parceiros, e realização do teste diagnóstico”, afirma a secretária Alyne, que também é biomédica.

Confira os locais de realização dos eventos com suas respectivas datas:

07/03 Clínica Dr. Davi Marcos de Lima 8h às 12h

13/03 UBS Maria do Carmo Alves 8h às 12h

15/03 Pov. Colônia Treze 8h às 12h

20/03 UBS Leandro Maciel 08h às 12h

22/03 Clínica Dr. Antônio Maroto 8h às 12h

29/03 Pov. Genipapo 8h às 12h

28/03 Universidade Federal de Sergipe – Campus/Lagarto 8h às 17h

02/03 Pov. Brasília 8h às 12h

04/04 Pov. Brejo 8h às 12h

Fonte: Ascom Lagarto

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais