Câncer de boca: saiba como fazer o diagnóstico e buscar atendimento

Na Semana Municipal de Câncer de Boca, Prefeitura alerta sobre a importância do diagnóstico precoce e onde buscar atendimento (Foto: SMS)

Com base na Lei Municipal 3.764, de 8 de fevereiro de 2010, toda terceira semana do mês de outubro é marcada como a Semana Municipal de Câncer de Boca. E a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aderiu ao movimento e reforça sobre a importância dos cuidados preventivos e do diagnóstico precoce.

Também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, o câncer de boca é um tumor maligno, que atinge a estrutura bucal (gengivas, bochechas, palato – mais conhecido como céu da boca e a língua).

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é mais comum em homens, com idade acima dos 40 anos. Para 2020 a estimativa do instituto é de 15.190 novos casos no país, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres. Já o Atlas de Mortalidade por Câncer de 2018 apontou que 6.455 morreram pela doença, sendo 4.974 homens e 1.481 mulheres.

Mesmo se tratando de uma doença com perfil característico, a prevenção deve ser um cuidado de todos. A coordenadora do Centro de Especialidade Odontológica (CEO) da SMS, Fernanda Cabral, alerta que o objetivo da campanha é despertar e sensibilizar a população para o diagnóstico precoce da doença.

“E o autoexame é o primeiro grande passo para o diagnóstico na fase inicial da lesão. Para um bom autoexame é preciso estar em um local bem iluminado, na frente do espelho, e o exame pode ser feito rapidamente, após a higiene bucal afastando bochechas, lábios e língua para identificar alguma alteração”, explica.

Como evitar

Manter bons hábitos favorece o bom funcionamento do organismo e mantém o indivíduo saudável, e com a região da boca não seria diferente. Cuidados simples como evitar o fumo, o alto consumo de bebidas alcoólicas, manter uma alimentação rica em legumes e frutas, além de boa higiene bucal são essenciais para evitar a doença.

“Além disso, é fundamental que se tenha regularidade nas consultas com o cirurgião-dentista, ao menos duas vezes por ano. Esse profissional, além das atividades educativas e de prevenção da cárie e doenças da gengiva, fará o exame de prevenção da doença. Se detectado algo fora da normalidade, ele encaminhará o paciente para avaliação do serviço especializado. Assim, o avanço da doença pode ser contido logo no início”, reforça Fernanda.

Atendimento na rede

Para ter acesso ao serviço odontológico, o usuário é atendido inicialmente na Rede de Atenção Primária, pela equipe de Saúde Bucal da sua Unidade Básica de referência. Após esse atendimento, em casos suspeitos ou que apresentem algum tipo de lesão ou outras alterações, o usuário é encaminhado para o serviço especializado que atualmente atende no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos), no bloco D.

“Nos casos em que a biópsia se faz necessária, o procedimento é realizado em nível ambulatorial, sendo o próprio serviço o responsável pelo encaminhamento para o laboratório de patologia. O resultado é entregue pelo mesmo profissional que executou o procedimento, e nos casos positivos para câncer de boca, o usuário é orientado e encaminhado para o tratamento. O cirurgião-dentista é responsável pelo diagnóstico, já o tratamento é realizado pelo cirurgião cabeça e pescoço e uma equipe multidisciplinar, que varia de acordo com a complexidade do caso”, orienta a coordenadora do Centro de Especialidade Odontológica (CEO) da SMS, Fernanda Cabral.

0800 e Urgência Odontológica

Para os atendimentos odontológicos eletivos, o usuário pode agendar presencialmente na UBS, ou também pode entrar em contato por telefone, com a central de atendimento pelo 0800 729 3534, digitando a opção 5. O serviço funciona de segunda a quinta-feira de 8h as 12h e de 13h as 16h. Já às sextas-feiras, o agendamento é das 8h às 12h. A ligação será direcionada para as técnicas do Programa Saúde Bucal, as quais agendarão as consultas nas Unidades Básicas de Saúde.

Os usuários que necessitarem de atendimento de urgência têm acesso ao serviço na urgência odontológica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, no conjunto Augusto Franco.

Durante a semana, a urgência funciona de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h. Aos sábados, domingos e feriados, o serviço está ativo durante 24h.

Fonte: SMS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais