Capela vacina população contra Influenza A H1N1

Campanha de Mobilização começa no sábado (Foto: Arquivo Infonet)

Seguindo determinação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A H1N1, também conhecida como gripe suína, a prefeitura de Capela, distante 67 km de Aracaju, através da Secretaria de Saúde inicia neste sábado, 5, uma campanha de combate a doença.

A partir das 8h, crianças entre seis meses a dois anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional, idosos com mais de 60 anos, indígenas e profissionais que atuam nas Unidades de Saúde do município,  devem se dirigir aos postos de saúde da sede e dos povoados para receber a dose da vacina, apresentando apenas a carteira de vacinação.

De acordo com a secretária de Saúde de Capela, Luana Pinho Grassi, é importante que todos aqueles que se encontram no grupo de risco, procurem pelas clínicas para receber a medicação no Dia de Mobilização Nacional. “Os profissionais estarão a postos para atender a todos até às 17h. Será um dia de intensificação e distribuição gratuita da vacina, que custa em média R$ 120 em uma unidade particular de saúde. A imunização é a única forma de evitar a doença”, destaca a secretária.

Luana enfatiza que apenas as pessoas que apresentarem reação alérgica nas doses anteriores, ou tenham alergia à proteína do ovo, não devem ser medicada. “Essa vacina não é indicada nestes casos. É preciso se atentar para não confundir reação alérgica com as dores sentidas na região onde a vacina foi aplicada, até porque é comum, apresentar vermelhidão no local e febre. Pedimos principalmente que aqueles que tiverem alergia ao ovo que não tomem a vacina. Ao invés de prevenção, encontrarão problemas graves”, alerta.

A responsável pela pasta da saúde informa ainda que a campanha contra a Influenza A se estende durante todo o mês de maio. “Os capelenses que não puderem ir às Unidades Básicas de Saúde neste sábado podem ficar tranquilos porque as vacinas continuarão disponíveis até o final do mês. Ainda assim, pedimos que todos façam uma forcinha e se dirijam as Unidades amanhã. Quanto antes estiverem protegidos, melhor”, afirma.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Capela

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais