Case: atendimento é comprometido por oscilação do sistema Hórus

Com o sistema inoperante não há possibilidade de entregar os medicamentos (Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), informa que o sistema Hórus, do Ministério da Saúde (MS) mostra-se, mais uma vez, oscilante desde segunda-feira, 17, está alternando entre lentidão e inoperância, o que prejudica o serviço de atendimento aos usuários do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case).

O controle do sistema, utilizado pela unidade para dispensação dos medicamentos, é realizado exclusivamente pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS) do Ministério da Saúde e o estado de Sergipe não detém nenhum poder sobre ele.

Com o sistema inoperante não há possibilidade de entregar os medicamentos, pois o Estado pode perder dispensações pela não visualização do cadastro do usuário e precisar pagar a contrapartida.

A farmacêutica do Case e gestora do Hórus na unidade, Taís Andreza Costa Dantas, fez contato com os responsáveis pelo sistema em Brasília e, de acordo com a Equipe Hórus, o DATASUS já foi notificado e está trabalhando para identificar e sanar os picos de lentidão e inoperância.

O assessor técnico da Coordenação Estadual dos Serviços Especializados (Cese), Aderbal Brito, informa que “ontem o sistema normalizou em torno de 12h30 e conseguimos sanar todos os atendimentos. Hoje estamos gradativamente atendendo os usuários, mas com bastante demora. Faremos os atendimentos de todos, caso o sistema não caia por completo”.

Hórus

O Hórus é o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, no módulo Básico, que permite executar as ações de gestão dos medicamentos do Componente Básico, por meio da realização de movimentações como entrada, distribuição e dispensação. O sistema também permite acompanhar essas ações através da emissão de diferentes relatórios contendo informações gerenciais, que subsidiam o planejamento e desenvolvimento das ações de Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, disponibilizando, desta forma, informações técnicas necessárias para a qualificação dos serviços e gestão do cuidado.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais