Centro de Zoonose atua na Zona de Expansão e Farolândia

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou o trabalho em três bairros de Aracaju: Robalo, na Zona de Expansão, Farolândia e Jardim Esperança, para o combate à leishimaniose ou calazar, com borrifação e coleta de sangue dos cachorros para análise. Amanhã, 23, às 11h, a coordenadora do CCZ, Roseane Nunes, fará uma palestra para estudantes do curso de Veterinária da Faculdade Pio X, com o objetivo de mostrar como são feitas estas e outras ações da instituição.

Quanto aos trabalhos nos bairros, Roseane disse que os técnicos estarão atuando até sexta-feira, com a equipe composta por 13 pessoas. O combate ao calazar é importante porque foi diagnosticado um caso em humano, há dois meses, por isso é necessário o controle químico para exterminar o mosquito flebótomo. Esse trabalho atende a uma recomendação do Ministério da Saúde.

O calazar é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi. Embora alguns canídeos (raposas, cães), roedores, edentados (tamanduás, preguiças) e eqüídeos possam ser reservatório do protozoário e fonte de infecção para os vetores, nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente perigosa por causa do grande número de cachorros, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao do homem.

A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado. Na maioria dos casos, o período de incubação é de 2 a 4 meses, mas pode variar de 10 dias a 24 meses.

Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarréia, sangramentos na boca e nos intestinos.

Fonte: SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais