Cirurgia tem prazo de 90 dias para regularizar serviços

Compromisso é assinado em audiência pública no MPE (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet)

Mais uma vez a Promotoria dos Direitos à Saúde discutiu, em audiência pública, os problemas do Setor de Anestesiologia do Hospital de Cirurgia. A audiência pública aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21, no Ministério Público Estadual, oportunidade em que dirigentes do Hospital de Cirurgia se comprometeram a sanar todas as irregularidades em um prazo de 90 dias.

Neste prazo, o hospital deve elaborar manuais de normas e rotinas operacionais do Centro Cirúrgico, disponibilizar mais um carro de emergência como desfibrilador para dar suporte às oito salas cirúrgicas e à Sala de Recuperação Pós-Anestésico (SRPA), e adquirir uma caixa de urgência e emergência para o transporte de pacientes graves.

Pelo acordo, o Hospital de Cirurgia vai adquirir lâminas de laringoscópio, em número suficiente para atender à demanda, bombas de infusão para manter o quantitativo de dez em funcionamento e ambulatório infantil suficientes para a capacidade instalada. O Hospital também se comprometeu a manter 16 monitores multiparamédicos em funcionamento para atender às salas de cirurgia e SRPA.

Diante do compromisso assumido, o hospital, passados os 90 dias, informará ao MPE o cumprimento das medidas pactuadas. A promotora Euza Missano, que conduziu a audiência, explicou que foram realizadas inspeções e reinspeções, além da fiscalização no Hospital de Cirurgia, por solicitação do Ministério Público, procedimentos que constataram as inadequações.

Como as pendências não comprometem o funcionamento da unidade de saúde e como a direção do hospital se comprometeu a corrigi-las em prazo de 90 dias, não haverá necessidade de ajuizamento de ação civil pública, conforme explicou a promotora Euza Missano.

Por Cássia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais