Combate à dengue atua nas Zonas Norte e Leste

(Foto: Ascom SMS)

De 17 à 20 de outubro, quarta-feira à sábado, a Força-tarefa de combate à dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) atuará em quatro bairros da capital sergipana. Nos dias 17 e 18 as ações acontecem na zona leste: no bairro Getúlio Vargas, na quarta-feira, e no bairro Cirurgia, na quinta-feira. Na sexta, 19, a Força-tarefa atua no bairro Soledade, e no sábado, 20, o mutirão de combate à dengue acontece também na zona norte, no bairro Santos Dumont.

O ultimo Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), divulgado em setembro, aponta redução em relação ao levantamento de Julho do índice de infestação predial nos quatro bairros. No bairro Santos Dumont o índice caiu de 3,0 para 1,4; no bairro Soledade caiu de 2,3 para 1,7; no bairro Cirurgia, o índice foi de 1,9 para 1,2; já no bairro Getúlio Vargas, o índice caiu de 2,8 para 0,9. Todos os bairros registraram índice de médio risco, com exceção do Getúlio Vargas, que registrou baixo risco.

Porém, a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Taíse Cavalcante, lembra que os principais criadouros do mosquito da dengue encontrados são os reservatórios domésticos. “Principalmente caixas d’água e lavanderias. É importante lavar os reservatórios e ralos com escovas para que os ovos do mosquito não fiquem grudados. Esses ovos podem sobreviver até 450 dias esperando por água para se desenvolver. Por isso que o cuidado deve ser constante”, explica Taíse Cavalcante.

A secretária municipal da Saúde, Stella Maris Moreira, lembra da importância d           a cooperação da população. “É fundamental que os cidadãos recebam os agentes de endemias e fiquem atentos aos cuidados de prevenção. Comumente os agentes encontram casas trancadas, mas eles voltam sempre que for preciso. O importante é não deixar de atuar para combater a dengue”, diz Stella Maris.

Combate à dengue

Segundo o supervisor de combate à dengue nos bairros Getúlio Vargas e Cirurgia, Paulo Conceição, 15 agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e 12 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuarão em terrenos baldios e cerca de 900 residências nos dois dias de trabalho.

Já o coordenador de combate à dengue dos bairros Soledade e Santos Dumont, Carlos Augusto Figuerôa, espera na sexta-feira atuar em 300 residências com 10 agentes de endemias e 16 agentes de limpeza. E para o mutirão do sábado são aguardados 30 agentes da SMS para atuar em aproximadamente 800 casas.

“Enquanto os agentes da Emsurb limpam os terrenos baldios, os agentes de endemias estarão identificando e eliminando focos do mosquito Aedes aegypti nas moradias. No sábado, também usaremos inseticida costal para eliminação do mosquito”, afirma Carlos Augusto.

Fonte: Ascom SMS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais