Combate à dengue promoverá mutirão no Porto Dantas

(Foto: Ascom/SMS)

Combater e prevenir à dengue nos bairros da capital é um compromisso da força-tarefa de combate à dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Nesta sexta-feira, 11, será a vez dos moradores do bairro Porto Dantas, localizado na Zona Norte, receberem as equipes da força-tarefa composta por agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e por agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). A ação será concluída no sábado, 12, quando um mutirão composto de 30 agentes de endemias da SMS irá vistoriar 750 imóveis na região.

Durante as visitas domiciliares, as equipes de agentes de endemias seguirão em busca da eliminação de novos focos do mosquito da dengue e irão orientar a comunidade com dicas de prevenção. “Lavanderias e depósitos de água continuam sendo locais de grande risco para o surgimento de larvas do mosquito”, alerta a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante.

O supervisor do combate à dengue no 8º Distrito, Carlos Augusto, explica que a comunidade não pode descuidar. “Cada morador deve manter quintais limpos e organizados, com recipientes de cabeça para baixo. Todos precisam seguir as recomendações passadas pelos agentes de endemias como manter lavanderias, depósitos de água e ralos limpos duas vezes a cada semana e cobertos com telas de proteção”, destaca.

Limpeza de Terrenos

Na sexta-feira, os agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) farão a limpeza em terrenos baldios no bairro Porto Dantas, realizando a capinagem das áreas e recolhendo recipientes, latas, garrafas, entulho e outros materiais que acumulando água podem facilitar a reprodução do Aedes aegypti.

Força-Tarefa na Coroa do Meio

Nos dias 9 e 10, a força-tarefa de combate à dengue esteve atuando no bairro Coroa do Meio. Na oportunidade, cerca de 420 imóveis foram vistoriados pelos agentes de endemias. “Avaliamos que a comunidade esta colaborando e prevenindo, porém ainda precisamos reforçar cuidados simples que fazem toda a diferença como cobrir com tela os ralos e os córregos e furar os vasos de planta para evitar o acúmulo de água parada”, afirma o supervisor do combate à dengue no bairro Coroa do Meio, Cledivaldo Santos.  Ele destaca que sexta-feira os agentes de endemias farão uma reunião com servidores da saúde lotados na Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel (a unidade de referência do bairro) afim de sensibilizar a todos quanto a questão.

Fonte: Ascom/SMS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais