Combate ao Aedes: Bugio, Japãozinho e Luzia receberão fumacê costal

(Foto: SMS)

Os bairros Bugio, Japãozinho e Luzia, em Aracaju, receberão fumacê costal na próxima semana. A medida prioriza os bairros com maior notificação de casos e visa evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Conforme a programação da próxima semana, na segunda-feira, 4, as equipes de endemia atuarão no bairro Bugio; durante a terça-feira, 5, estarão no bairro Japãozinho e na quarta-feira, 6, no bairro Luzia.

De acordo com a supervisora geral do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypti, Daniella de Oliveira, a aplicação do Tratamento a Ultrabaixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê costal, é um trabalho complementar ao trabalho realizado pelos agentes de endemias nos domicílios.

“A escolha dos bairros ocorre a partir da análise dos casos notificados pela SMS em um ponto da comunidade, bem como a elevação dos índices para risco de infestação apontado pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, o LIRAa, em bairros específicos e a substância é pulverizada das 17h às 19h, horário de maior movimentação do mosquito”, explica a supervisora.

Colaboração da população e denúncias

No momento da aplicação, é importante que a população colabore e deixe as portas e as janelas de casa bem abertas para que o inseticida aplicado pelos agentes de combate a endemias possa eliminar os mosquitos existentes na residência.

“As ações municipais não diminuem a responsabilidade do cidadão, que precisa ficar atento ao acúmulo de água em casa. Orientamos os moradores para fazerem uma busca detalhada no imóvel, para que em uma possível identificação de risco, possa ser feito o controle e eliminação”, enfatiza Daniella de Oliveira.

Em caso de suspeitas de focos do mosquito em casas fechadas ou outras localidades, a população deve entrar em contato com a Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde, através do e-mail saúde.ouvidoria@aracaju.se.gov.br, enviando fotos e vídeos para registrar a denúncia, ou ainda pelo telefone 0800 729 3534, opção 2.

Com informações da SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais