Começa hoje vacinação contra a poliomielite

Lançamento da Campanha de Vacinação da Poliomielite (Fotos: Portal Infonet)

A 33ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi lançada em Sergipe  na manhã deste sábado, 16, na unidade  de saúde Gilton Rezende, em Nossa Senhora do Socorro.  Cerca de 800 postos de saúde  estarão disponíveis para vacinação  de crianças menores de cinco anos contra a  poliomielite.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos,  são 23 anos sem registros de casos de  poliomielite em Sergipe. “Cerca de três mil pessoas estão sendo mobilizadas para atender 173 mil crianças no Estado. A campanha tem como  meta erradicar os casos de paralisia infantil definitivamente”, afirma.

Além dos funcionários da Unidade de Saúde da Família Gilton Rezende, dezenas de pais compareceram ao local para  receber as gotinhas contra a poliomielite. No local, foram  montados brinquedos para receber estas crianças de forma descontraída antes da vacinação. “Uma ideia criativa já que muitas crianças têm medo de vacinação. Parece mais um parque de diversão”, afirma dona Izabel Sales, que trouxe o filho Mateus para receber as gotinhas.

Crianças podem brinar nos espaços

O gerente da logística de medicamentos da unidade de saúde, Jamison Gonçalves, destaca  a importância desta campanha. “Os pais de crianças menores de cinco anos podem comparecer à unidade de saúde até o dia 6 de junho para a vacinação. Esta ação é uma forma de proteção das famílias contra a paralisia infantil”, destaca.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias.

A paralisia se manifesta nos membros inferiores de forma assimétrica, ou seja, ocorre apenas em um dos membros. As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade do membro atingido.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais