Condutores do Samu decidem suspender greve parcialmente

Audiência foi realizada no final da manhã desta terça-feira, 13 (Foto: Portal Infonet)

A Fundação Hospitalar de Saúde informou que a paralisação dos condutores do Serviço Móvel de Urgência de Sergipe (Samu 192 Sergipe) foi suspensa no final da manhã desta terça-feira, 13, durante audiência no Ministério Público Estadual (MPE).  E que as reivindicações da categoria, que compreendem isonomia da carga horária, reajuste salarial e participação na mesa de negociação salarial com direito a voto, serão discutidas ao longo de 30 dias. Mas, o representante do sindicato da categoria, Adilson Ferreira Melo, deixou claro que a suspensão será parcial.

“Nós aceitamos a proposta de que cerca de 20 condutores de ambulâncias [que estavam prontas para operar nesta terça-feira e aderiram à greve, ou seja, de plantão] retornem ao trabalho e que possamos participar da reunião da Mesa de Negociações na tarde desta terça-feira, 13, mas caso não haja avanços, eles voltam a cruzar os braços. É bom deixar claro que o movimento continua forte”, alerta Adilson Ferreira.

Na audiência realizada na Promotoria de Saúde, a assessora jurídica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ana Paula Santana, se comprometeu a levar para discussão a participação do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Sergipe na mesa de negociação. A reunião acontece às 15h no auditório do Hemose.

“O sindicato  não tem a carta sindical e vamos levar para discussão da mesa  a participação dele como os demais que não têm a carta”, ressalta lembrando que os trabalhadores do serviço já são representados pelo Sindicato Samu 192, além do Sintasa.

Para não comprometer o serviço, algumas medidas foram adotadas, entre elas convocar os condutores que estão na gestão. “Conseguimos colocar 22 ambulâncias, das 31 que estavam prontas para operar. Com isso, tentamos diminuir o prejuízo para a população”, destacou o superintendente do Samu 192, Leonardo Coelho.

Ao final da audiência, os participantes assinaram Termo dando conta de que: "Diante das considerações expedidas, abrindo-se as condições de negociação, foi informado pelo representante do movimento sindical, que será suspensa a paralisação de advertência em respeito a população usuária".

Mas o sindicalista reafirmou que somente os condutores que estavam de plantão retornaram e que após a reunião é que a categoria vai decidir se encerra totalmente a greve por tempo indeterminado iniciada no início da manhã desta terça-feira.

Por Aldaci de Souza com informações da Fundação Hospitalar de Saúde

* A matéria foi atualizada às 16:30, para colocar a conclusão no Termo de Audiência

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais