Confira os critérios para ser um doador de sangue

0
A medida pretende garantir a segurança do doador (Foto: ASN)

Com a proximidade do Carnaval o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) reforça a importância do cumprimento dos pré-requisitos para doação de sangue, como por exemplo, fazer uma boa alimentação.

A medida além de cumprir regulamentos técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) tem como finalidade garantir a segurança do doador. “As reações variam de pessoa a pessoa, podendo ser uma tontura ou uma baixa de pressão, ocasionados pela falta de uma alimentação correta”, explicou a enfermeira Florita Aquino.
De acordo com a enfermeira para doar sangue o voluntário precisa ter uma alimentação equilibrada com frutas, verdura, legumes e carnes grelhadas. “Outro fator importante é evitar o consumo de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue e no caso da doação ser realizada após o almoço, o voluntário deve aguardar duas horas”, detalhou ao frisar. “Esses orientações buscam assegurar que o procedimento seja finalizado sem prejuízos a sua saúde do indivíduo”, advertiu a gestora da Coleta.
Para essa semana que antecede o feriado da festa de Momo, o Hemocentro de Sergipe estará com uma programação de campanhas realizadas por parceiros fidelizados como, o grupo de  doadores do município de Nossa Senhora das Dores, Grupo Reviver, Lions Club Aracaju-Cirurgia, Aliança Tur e Esporte Clube Samambaia da cidade de Tobias Barreto.
Critérios
Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível para download no site do Hemose: www.hemose.se.gov.br. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
Fonte: SES
Comentários