Controle da tuberculose em Aracaju é premiado pelo MS

(Foto: Arquivo Infonet)

A Prefeitura Municipal de Aracaju volta a se destacar nacionalmente por apresentar indicadores de saúde relevantes. Desta vez, o Ministério da Saúde premiou o município de Aracaju por apresentar indicadores positivos relativos ao controle da tuberculose: Capital com percentual de encerramento de casos de pacientes em tratamento acima de 95%, em 2010; Capital com realização de testagem para HIV, em pacientes com tuberculose, acima de 60% em 2011; e Capital com baixa taxa de mortalidade, relacionados à tuberculose, na série histórica dos últimos cinco anos.

A conquista desses indicadores foi anunciada pelo próprio ministro Alexandre Padilha, no último final de semana em Brasília. A premiação aconteceu durante o V Encontro Nacional de Tuberculose e o II Fórum da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose, realizados entre os dias 30 de maio ao dia 01 de junho.

O ministro entregou uma placa e três certificados de reconhecimento em mãos à enfermeira-sanitarista e referência técnica do Programa Municipal de Controle de Tuberculose da PMA, Tânia Santos. No evento, a enfermeira representou a secretária municipal da Saúde, Stella Maris Moreira.

“O controle e o acompanhamento de casos de tuberculose são prioridades do governo municipal de Aracaju, seguindo as orientações do governo federal e da própria Organização Mundial da Saúde. E lógico que estamos felizes com mais esse reconhecimento público do Ministério da Saúde. É o reconhecimento do efetivo trabalho realizado pelo nosso município aos cidadãos acometidos com essa doença”, festeja Stella Maris.

Segundo a secretária, a premiação é o resultado do trabalho e do esforço coletivo das equipes do Programa Municipal de Tuberculose em Aracaju. “Também destacamos o empenho das equipes de Saúde da Família da Rede de Atenção Primária, dos profissionais do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), da Rede de Assistência Especializada e dos técnicos que monitoram o Sistema de Informação de Agravos e de Notificação Compulsória (SINAN/Aracaju).

Para Tânia Santos, os certificados destacam a sustentabilidade das ações que vêm sendo realizadas nos últimos anos. “É um trabalho de formiguinha. Um trabalho que faz parte da rotina das equipes do programa e do SADT, da Rede de Atenção Primária e do SINAN”, destaca.

Tratamento observado

Para conter e acompanhar casos de tuberculose, a Prefeitura de Aracaju reorganizou as estratégias de busca ativa e de tratamento da doença.  Na rotina do trabalho, as equipes de Saúde da Família fazem busca ativa de pessoas com tuberculose e apóiam o cidadão até a cura.Além de ofertar gratuitamente a medicação, em todas as 43 unidades de Saúde, as famílias aracajuanas contam com o Tratamento Diretamente Observado (TDO). "Durante tratamento, o usuário é acompanhado por um profissional da Saúde que presencia as tomadas do medicamento. Esse local pode ser na unidade de saúde, na própria casa do paciente ou em local acordado entre a equipe e o paciente", explica Tânia Santos.

Rede assistencial

Além das 43 unidades de Saúde, a Prefeitura de Aracaju tem o Centro de Referência em Tuberculose do Cemar Augusto Franco. O Centro de Referência disponibiliza tratamento com pneumologistas e infectologistas para pacientes que necessitam de cuidados diferenciados, diante de uma co-infecção e efeitos adversos aos medicamentos.

Dados

Em Aracaju, o Ministério da Saúde estima o aparecimento de 240 novos casos por ano. O Programa Municipal de Tuberculose, registrou, em Aracaju, 187 casos diagnosticados em 2009; 182 casos em 2010, e 200 casos em 2011. No mundo, a tuberculose ocupa o primeiro lugar entre as doenças negligenciadas, com 100 milhões de pessoas infectadas. A cada dia surgem 22 mil casos novos.

Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais