Covid-19: Lacen acumula demanda reprimida de 5.600 amostras

0
Os números estão em alta novamente (Foto: SES)

O Superintendente do Laboratório Central de Sergipe (Lacen/SE), Cliomar Alves, confirmou nesta sexta-feira, 14, que a demanda reprimida da unidade segue alta no estado. Ao todo, cerca de 5.600 amostras aguardam análises para Covid-19. A média diária de amostras que chegam ao laboratório oriundas de todos os municípios sergipanos gira em torno de 2.500.

“Essa grande quantidade de amostras dilata o tempo de resposta. Atualmente nós estamos entregando os resultados com até 72h para amostras que não se enquadram nos critérios de urgência, e em 24h aquelas amostras que são de urgência”, afirma Cliomar Alves.

Ainda segundo o Superintendente, apesar dessa quantidade de amostras à espera de análise, no momento ainda não é vantajoso a possibilidade de enviar para a FioCruz, como ocorreu em outros períodos. “Algumas centrais de testagem, a exemplo da Fiocruz do Rio de Janeiro e do Ceará, estão com tempo de resposta de 10 dias. Então como o tempo de resposta é maior do que o nosso, decidimos fazer as análises aqui no laboratório”, explica.

Taxa de Positividade

Outro ponto destacado pelo Cliomar é quantidade de amostras que acabam positivadas para a doença. “A taxa de positividade vem se mantendo nos últimos dois meses em 50%. Ou seja, de todas as amostras que chegam, a metade dá positivo [para o novo coronavírus Covid-19]”, destaca Alves.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais