Covid-19: Lacen acumula mais de 5 mil testes para serem processados

O laboratório diz ainda que esta semana é esperado cerca de 200 kits adquiridos pelo Governo de Sergipe, o que resulta em aproximadamente 960 novos testes a serem realizados (Foto: Ascom/ ASN)

O Laboratório Central do Estado (Lacen) está com uma demanda reprimida de aproximadamente 5.400 testes esperando para serem processados. Segundo o Lacen, a causa da demora é o atraso do repasse de alguns kits prometido pelo Ministério da Saúde. O laboratório diz ainda que esta semana é esperado cerca de 200 kits adquiridos pelo Governo de Sergipe, o que resulta em aproximadamente 960 novos testes a serem realizados.

Segundo o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, o atraso no repasse do Ministério da Saúde tem como causa a celebração de um novo contrato para o recebimento dos kits. “Para fazer um novo contrato é preciso passar por todos os órgãos de controle. No momento, esse novo contrato está em um órgão vinculado ao Ministério da Casa Civil”, afirma Cliomar. “Em resumo, os kits ainda estão em processo de aquisição pelo Ministério da Saúde [para depois serem encaminhados ao estado]”, afirma.

Ainda segundo Cliomar, o Governo do estado adquiriu 200 kits, o que representa uma média de 20 mil testes possíveis a serem realizados. Esses kits comprados pelo governo do estado, segundo o superintendente, irão chegar a partir desta quarta-feira, 03. “Segundo o fornecedor amanhã chegam 10 kits. E esses 10 kits representam 960 testes”, explica.

Cliomar explica ainda que houve uma mudança no tempo de espera para receber os resultados desses testes. “Quem está com síndrome gripal tem que aguardar em casa, cumprindo o isolamento social. Para aqueles que estão com a Síndrome Respiratória Aguda Grave, internados em hospitais ou precisando de leitos de UTI, nós estamos liberando os resultados dos testes em 24h”, salienta.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais