Covid-19: ‘MonitorAju’ registra quase 8 mil cadastros em abril

0
O “MonitorAju” é um serviço telefônico e online no qual os aracajuanos podem consultar informações e esclarecer dúvidas sobres o vírus e os quadros suspeitos da doença (Foto: Secom/PMA)

Lançado em meados de março, o serviço “MonitorAju” foi uma da primeiras medidas da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para o combate ao novo coronavírus (Covid-19). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o final de abril o serviço já contava com 7.930 usuários cadastrados. Desse total, 159 estavam sendo monitorados em virtude de apresentar algum sintoma da Covid-19.

O “MonitorAju” é um serviço telefônico e online no qual os aracajuanos podem consultar informações e esclarecer dúvidas sobres o vírus e os quadros suspeitos da doença. Todas as pessoas que tiverem dúvidas em relação ao contágio da Covid-19 podem acessar o site da PMA e preencher um formulário disponibilizado no endereço: https://www.aracaju.se.gov.br/monitoraju. Desta forma, os cidadãos poderão responder ao formulário e receber orientação via telefone ou e-mail.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Waneska Barboza, a intenção é informar como as pessoas devem agir. Desde a ficar só em casa em isolamento social até a orientação de se deslocar a uma unidade de saúde em caso de agravamento dos sintomas, como a incidência de falta de ar, por exemplo.  “Além disso, como há uma grande procura pelo 156, é importante abrir mais um canal, dessa vez online. As respostas dadas serão analisadas por um grupo de servidores da Saúde, que analisará cada caso, e dará as devidas orientações”, explica Barboza.

Ainda segundo a PMA, a equipe do “MonitorAju” é composta por médicos e profissionais de outras áreas, que foram devidamente preparados sobre como proceder e encaminhar cada caso.  “O sistema foi umas das primeiras medidas tomadas pela Prefeitura de Aracaju, entrando em funcionamento no dia 16 de março”, informa a administração municipal.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais