Covid-19: SE aguarda resultados de casos suspeitos de nova variante

A Fiocruz deve enviar os resultados das amostras ainda essa semana (Foto: Ascom/ ASN)

Os resultados das amostras coletadas em sergipanos, que podem ter sido reinfectados pela nova variante da Covid-19 que circula no país, devem ser divulgados esta semana. De acordo com a superintendência do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE), as amostras estão sendo analisadas pelo laboratório especializado de pesquisa de vírus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“A Fiocruz nos informou que, ainda essa semana,  manda os resultados de algumas amostras. Semanalmente, enviamos várias amostras para que seja feito o sequenciamento genético”, explica o superintende Cliomar Alves.

As  primeiras 30 amostras foram coletadas e enviadas na primeira quinzena de janeiro. São amostras de pessoas que tiveram dois testes de PCR positivos para a Covid-19 num período maior que 90 dias, e que estão com carga viral alta.

Nova variante da Covid-19

A presença da nova variante do Covid-19 no Brasil foi confirmada no dia 14 de janeiro, a mesma variante identificada no Japão. Uma mulher moradora de Manaus foi reinfectada pela nova variante. Novas cepas da Covid-19 foram detectadas também no Reino Unido e na África do Sul. Estudos iniciais apontam que essas novas cepas são mais contagiosas, mas não apontam maior letalidade. A variante detectada no Manaus também foi confirmada em pacientes de São Paulo.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais