Covid-19: Sergipe investiga casos suspeitos da variante Delta

Sergipe possui casos suspeitos da variante Delta (Foto: ASN)

A confirmação de que o estado de Alagoas já tem casos confirmados de covid-19 com a variante Delta acendeu o alerta em Sergipe. Aqui no estado, segundo o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), há casos suspeitos em investigação, porém ainda não há confirmação da circulação da nova variante.

O superintendente do Lacen, Cliomar Alves, explica que as amostras dos casos suspeitos são enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é responsável pelo sequenciamento genômico.

“A partir dessa semana, faremos a triagem aqui mesmo em Sergipe, antes de enviar as amostras para a Fiocruz. Na triagem, faremos o exame PCR e vamos descartar as variantes Alfa, Beta e Gama. Descartando estas, a chance de ser Delta é grande. Então, mandamos para Fiocruz porque para detectar a Delta é preciso fazer o sequenciamento genômico completo. Só daqui há dois meses, é que faremos esse tipo de sequenciamento em Sergipe”, detalhe.

O superintendente do Lacen revela que são considerados casos suspeitos as amostras de pessoas que viajaram para locais com casos da Delta, pessoas que tiveram contato com pacientes positivos para nova variante e amostras com carga viral alta.

“Como não há muita diferença entre a sintomatologia das variantes, é difícil identificar, mas continuamos vigilantes e fazendo as investigações. A variante Delta vai chegar a Sergipe, por isso, a população precisa continuar se cuidando e tomar a vacina”, orienta.

Amostras

A quantidade de amostras que chegam ao Lacen para análise sofreu redução. De acordo com Cliomar, diariamente, cerca de 600 amostras chegam ao laboratório e a taxa de positividade é de apenas 15%. “São dados muito positivos e esperamos que continue assim, mas reforçamos que a população não deve se descuidar para que a variante Delta não chegue com força total em Sergipe”, conclui.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais