Covid-19: SES aguarda instruções do MS para distribuir testes rápidos

0
Só após instruções do Ministério da Saúde a distribuição dos testes será iniciada (Foto: Pixabay)

Com a chegada de 6 mil testes rápidos para o Covid-19 em Sergipe, no final da última semana, os municípios já estão em alerta para a distribuição do material e a aplicação do teste em sua população. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, no entanto, que aguarda instruções do Ministério da Saúde para iniciar a distribuição.

A ideia é que fiquem esclarecidos os critérios para distribuição dessa remessa de testes, como os municípios de maior necessidade, por exemplo. Ainda não há confirmação de quando novas remessas chegarão a Sergipe.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de Sergipe, Mércia Feitoza, assim que o Ministério encaminhar a nota com recomendações, a SES iniciará a distribuição.

Conforme diretrizes adotadas pelo estado, os testes serão feitos em pessoas que apresentem sintomas mais característicos da doença. O material é coletado pelas unidades de saúde e realizado pelo Lacen. A expextativa é que somando testes rápidos, em que o resultado sai em poucas horas, quanto testes do tipo RT-PCR, com resultados em 48h, Sergipe atinja um reforço de 13 mil testes nos próximos dias.

Até o final da manhã desta segunda-feira, 6, Sergipe tinha 32 casos confirmados do Covid-19, com 3 óbitos.

Por Ícaro Novaes

Comentários